Castanheira de Pera instala geradores e vai dar 'kits' de emergência

  • 11/02/2026

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, o município adianta que "planeia um investimento estrutural destinado ao reforço dos sistemas alternativos de energia e de comunicações, com o objetivo de aumentar a capacidade de resposta do concelho em situações de emergência".

 

"Este investimento contempla a instalação de geradores em locais estratégicos da vila e das aldeias, garantindo o funcionamento de serviços essenciais em cenários de falha energética ou de comunicações", refere.

A iniciativa contempla, também, a entrega de 'kits' de emergência às "associações do concelho, enquanto estruturas de proximidade fundamentais junto das populações", visando dotar aquelas de meios de emergência que "permitam assegurar o funcionamento básico de serviços e prestar apoio direto às populações em situações críticas".

"Cada 'kit' de emergência será constituído por gerador, sistemas de comunicação via satélite e rádio, bem como uma coluna de iluminação com postos de carregamento, permitindo assegurar energia, comunicações e iluminação em contextos de emergência", explica a autarquia.

Segundo a nota de imprensa, "a área das comunicações merecerá um especial reforço ainda com a aquisição de novos 'kits' de Internet por satélite e de equipamentos de comunicação via rádio, essenciais para garantir a articulação entre entidades e a resposta eficaz no terreno".

O investimento global previsto, pode chegar aos 200 mil euros, é uma aposta "na prevenção, na segurança das populações e no aumento da resiliência do território face a fenómenos extremos".

À agência Lusa, o presidente da autarquia, António Henriques, adiantou que o objetivo é ter este investimento concretizado até ao próximo mês de junho.

"Quando foi o apagão [28 de abril de 2025], recebemos orçamentos e tivemos tudo preparado para a aquisição de geradores, mas foi decidido fazer uma aquisição mais abrangente no âmbito da CIM [Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria], que ainda não se concretizou. Independentemente disso, vamos avançar", acrescentou António Henriques.

Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Homem que caiu quando ia reparar telhado em Pombal morreu no hospital

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2937823/castanheira-de-pera-instala-geradores-e-vai-dar-kits-de-emergencia#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes