Casal de Montemor encontrado morto dentro de carro submerso pelo Mondego
- 18/02/2026
Os corpos de Fátima e Venâncio, de 65 e 68 anos, foram encontrados na manhã desta quarta-feira, 18 de fevereiro, no interior do carro, que se encontrava submerso nos campos de arroz localizados entre Porto Godinho, em Soure, e Porto Godinho Além, na Figueira da Foz.
Segundo o Notícias de Coimbra, que avançou com a informação, a água das cheias que fustigaram Portugal nas últimas duas semanas desceu 20 centímetros em relação ao dia anterior o que permitiu a localização da viatura.
A mesma terá sido encontrada pelas 7h30, por populares que passavam pela zona.
Já a CNN Portugal, dá mais pormenores. O alerta foi dado por dois moradores que se encontravam a fazer uma caminhada pela zona quando repararam num objeto esverdeado. Ao aproximarem-se, e desviarem "com uma cana algumas ervas", perceberam que se tratava da viatura do casal desaparecido.
"Ia a passar na estrada, olhei para o lado direito, em direção a Porto Godinho, e vi um coiso verde na água. Pareceu-me uma viatura. Agarrei uma pedra e atirei-a. Bateu duro. Depois fui buscar uma cana, fui confirmar e vi que era a viatura e liguei para o 112", começou por contar Norberto, um dos homens que encontrou o carro, que estava a "cerca de dois metros e meio da berma".
Ao canal de informação, o morador revelou ainda que o carro tinha "o vidro do lado do condutor aberto" e estava com o tejadilho para cima, "simplesmente um bocadito inclinado para o lado direito", mas não conseguiu ver nenhum corpo no seu interior.
"Não dava para ver porque ainda tinha cinco centímetros ou mais de água em cima do carro", acrescentou.
Norberto estranha o facto do casal ter sido encontrado nos arrozais de Soure. "Eles moram lá para Verride, o carro está em sentido contrário", disse, admitindo, no entanto, que Venâncio se possa ter desorientado.
Na sequência disso, chamaram as autoridades. Para o local, acorreram não só elementos das forças de segurança, como bombeiros e mergulhadores que confirmaram que os corpos dos dois idosos estavam no interior do Citroën Saxo.
Ao Notícias ao Minuto, fonte oficial da Guarda Nacional Republicana (GNR) confirmou que o casal foi encontrado morto e adiantou que estão agora a fazer investigações para perceber em que circunstâncias ocorreu o alegado acidente e se este estará relacionado com as cheias que afetaram a região e que provocaram, até ao momento, 16 vítimas mortais.
Recorde-se que Venâncio e Fátima, de 68 e 65 anos, residentes em Verride, concelho de Montemor-o-Velho, saíram de casa no dia 10 de fevereiro para ir aos Hospitais de Coimbra e nunca mais regressaram a casa.
Desde essa altura que o casal de idosos era procurado por familiares e autoridades. A filha chegou mesmo a fazer um apelo nas redes sociais mas este nunca surtiu efeito.
As buscas foram iniciadas ainda na sexta-feira e retomadas no sábado de manhã com quatro militares da GNR e cinco operacionais dos Bombeiros Voluntários de Soure, com o apoio de duas viaturas.
Ontem, terça-feira, a operação de buscas estendeu-se pela freguesia de Vinha da Rainha, a oeste do concelho de Soure, numa zona que abrange os campos agrícolas de arroz do Vale do Pranto, onde foi agora encontrado o veículo.
Só agora, com descida do nível das águas do rio Mondego é que foi possível descobri-lo e encontrar os corpos.
[Notícia atualizada às 12h35]
Leia Também: Carro filmado em estrada alagada. O que se sabe sobre casal desaparecido?













