Casa Pia vence em Tondela e ganha (à condição) balão de oxigénio
- 21/12/2025
O Casa Pia venceu, este domingo, o duelo de 'aflitos' com o Tondela, na Beira Alta, para a jornada 15 do campeonato, sendo que operou uma reviravolta, por 2-1, no marcador.
No Estádio João Cardoso, a primeira parte contou com duas equipas receosas, com bastante estudo sobre as mais-valias do adversário.
Pedro Maranhão teve nos pés a oportunidade de abrir o ativo ao minuto 9, depois de escapar pelo corredor direto. O brasileiro voltou a evidenciar dificuldades na conclusão dos lances, permitindo uma defesa atenta do experiente guardião Ricardo Batista, de 39 anos.
Neste regresso à I Liga, a qualidade de jogo dos beirões está longe de ser o maior problema. O coletivo tem audácia para criar um volume assinalável de oportunidades, mas não existe quem as concretize. Do lado casapiano, nota para o tímido remate de Oukili à figura de Bernardo Fontes.
O melhor do jogo esteve reservado para a etapa complementar. Logo a abrir, o Tondela beneficiou de uma grande penalidade, após Abdu Conté colocar braço na bola. O juiz da partida deu indicação para a marca dos onze metros. Aos 58', Ivan Cavaleiro bateu, em força, para o fundo das redes. No entanto, durou pouco a alegria dos locais.
Na sequência de uma bola longa lançada para o interior da área beirã, a bola sobrou Jeremy Livolant, que serviu de bandeja para a finalização, de cabeça, do ala direito Larrazabal, aos 61'. O golo fez bem ao Casa Pia, que surpreendeu o adversário com a reviravolta. Larrazabal tirou um cruzamento milimétrico para a finalização, de primeira, de Renato Nhaga. O médio, natural da Guiné-Bissau, fez o segundo golo na I Liga, sempre em momentos importantes para o conjunto lisboeta. O primeiro, recorde-se, foi no Estádio da Luz, frente ao Benfica (1-1), para a ronda 11.
Em desvantagem, o jogo tornou-se muito claro. Tondela a atacar com tudo, ao passo que o Casa Pia espreitava um contragolpe para fechar o encontro. Aos 78', na sequência de um canto, Cícero viu o remate, de cabeça, a sair por cima da barra.
Na reta final do encontro, ambos os coletivos podiam ter chegado ao golo. Do lado do Casa Pia, João Goulart falhou por centímetros o 1-3, na sequência de um canto. Na resposta, os beirões chegaram a colocar o guarda-redes dentro da área contrária e quase deu certo. Aos 90'+7, Bernardo Fontes cabeceou ao lado, naquele que foi o último momento na partida.
Com esta vitória, o Casa Pia deixou, à condição, a zona vermelha da classificação, subindo ao 15.º lugar, com 13 pontos. Mais importante, foi quebrar o ciclo de nove jogos consecutivos sem ganhar.
Por sua vez, o Tondela permanece no 17.º e penúltimo lugar, com sete pontos, apenas três de vantagem para o lanterna vermelha AVS, que estreou o terceiro treinador da temporada: João Henriques.
[Notícia atualizada às 20h24]














