Casa Mota Pinto em Pombal demolida por questões de segurança

  • 07/02/2026

Numa informação colocada nas redes sociais, a autarquia anunciou a demolição, por motivos de segurança, da casa, que "constitui perigo para a via pública", estando os trabalhos previstos decorrer na manhã de hoje.

 

O estado do edifício agravou-se com o mau tempo registado desde o dia 28 de janeiro, quando a depressão Kristin atingiu o concelho, disse à agência Lusa fonte da autarquia.

Carlos Mota Pinto foi primeiro-ministro de 22 de novembro 1978 a 07 de julho de 1979, segundo o sítio na Internet do PSD, partido do qual foi presidente entre março de 1984 e fevereiro de 1985.

"Licenciado e doutorado em Ciências Jurídicas na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tornou-se professor nesta faculdade e noutras universidades portuguesas e estrangeiras", de acordo com a mesma fonte.

Militante do PPD desde a sua fundação, Mota Pinto foi ainda eleito deputado à Assembleia Constituinte em 25 de abril de 1975 e nomeado presidente do Grupo Parlamentar do PPD em 17 maio no mesmo ano.

Foi também ministro do Comércio e Turismo no I Governo Constitucional, primeiro-ministro do IV Governo Constitucional e ainda vice-primeiro ministro e ministro da Defesa no IX Governo Constitucional de 1983 a 1985, ano em que morreu, com 48 anos, em Coimbra.

Em maio de 2010, quando passavam 25 anos sobre a morte de Mota Pinto, o município de Pombal, então liderado por Narciso Mota, lançou uma medalha evocativa do antigo chefe do Governo e apresentou o projeto do Centro de Estudos Carlos Alberto da Mota Pinto.

Três anos mais tarde, o então primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, procedeu ao lançamento da primeira pedra do centro, entretanto designado de Casa Mota Pinto.

Em outubro de 2023, o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, reeleito em 2025, declarou à Lusa que estava em curso a revisão do projeto.

Segundo Pedro Pimpão, nesse mandato a autarquia tentou "encetar negociações para comprar o imóvel que está contíguo à Casa Mota Pinto".

"O projeto inicial que tínhamos em mãos não nos permitia fazer a cave na estrutura da Casa Mota Pinto, então a ideia era aumentar a [sua] amplitude, alargando ao imóvel que está contíguo", declarou na ocasião, lamentando que a aquisição não tenha sido possível concretizar por "questões judiciais relativamente à propriedade" do imóvel.

Pedro Pimpão assegurou então que a Câmara queria iniciar a requalificação do espaço no decurso desse mandato, salientando ser "importante que o legado histórico, académico, político e cívico de Carlos Alberto Mota Pinto possa ter um espaço digno em Pombal".

Treze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

A situação de calamidade em Portugal continental foi inicialmente decretada entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, tendo depois sido estendida até ao dia 08 para 68 concelhos, voltando a ser prolongada até 15 de fevereiro.

AO MINUTO: 13 distritos sob aviso laranja; Cerca de 70 mil ainda sem luz

AO MINUTO: 13 distritos sob aviso laranja; Cerca de 70 mil ainda sem luz

Acompanhe AO MINUTO todas as incidências relacionadas com o mau tempo que assola Portugal.

Notícias ao Minuto | 07:20 - 07/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2934924/casa-mota-pinto-em-pombal-demolida-por-questoes-de-seguranca#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes