Casa Branca afirma que petroleiro apreendido pertence a "frota fantasma" da Venezuela

  • 21/12/2025

A afirmação surge depois de o jornal The New York Times e de outros meios de comunicação noticiarem que o navio de carga apreendido, chamado Centuries e com bandeira panamenha, não faz parte da lista de sancionados pelos Estados Unidos da América e que, em vez disso, pertence a uma petrolífera com sede na China que transporta petróleo venezuelano para refinarias do gigante asiático.

 

"O petroleiro transportava petróleo da PDVSA, empresa sujeita a sanções. Tratava-se de um navio com bandeira falsa, que operava como parte da frota fantasma venezuelana, destinada a traficar petróleo roubado e a financiar o regime narcoterrorista de Maduro", escreveu na rede social X a porta-voz da Casa Branca, Anna Kelly, em resposta às notícias.

O petrolífero Centuries foi o segundo navio interceptado no Caribe sob as ordens do presidente Donald Trump, que na semana passada apreendeu o navio Skipper e confiscou o petróleo que transportava. Pouco depois, o republicano impôs um bloqueio total à entrada e saída desse país a navios petroleiros sancionados pelo governo dos EUA.

Washington confirmou que apreendeu o Centuries depois de vários meios de comunicação americanos terem noticiado a operação da Guarda Costeira e das Forças Armadas dos EUA.

Numa publicação no X, a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, divulgou um vídeo sobre a operação, garantindo que "os Estados Unidos vão continuar a perseguir o movimento ilícito de petróleo sancionado, que é usado para financiar o narcoterrorismo na região".

Na terça-feira, Trump anunciou nas redes sociais que Washington iria bloquear a entrada ou saída de todos os petroleiros sancionados da Venezuela e acusou o Governo de Caracas de roubar campos petrolíferos e ativos norte-americanos, numa alusão às expropriações realizadas durante os mandatos de Hugo Chávez.

Nos últimos meses, Washington aumentou a pressão sobre o governo venezuelano, de Nicolás Maduro, a quem acusa de liderar uma rede de tráfico de droga.

Desde o final do verão, os Estados Unidos mantêm um amplo destacamento militar dentro de uma campanha antidroga, na qual destruíram cerca de 30 supostas lanchas de narcotraficantes e mataram mais de uma centena de tripulantes. Por sua vez, Caracas rejeitou o que classificou como "roubo e sequestro" por parte dos Estados Unidos de "um novo navio privado" que transportava petróleo venezuelano.

O Governo de Maduro classificou a operação como um ato de "pirataria" e denunciou o "desaparecimento forçado" da tripulação.

Maduro acusa EUA de pirataria após notícia de novo petroleiro apreendido

Maduro acusa EUA de pirataria após notícia de novo petroleiro apreendido

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, condenou hoje a apreensão de petroleiros pelos Estados Unidos, que considera atos de pirataria, após a notícia de um terceiro navio intercetado no âmbito do destacamento militar norte-americano nas Caraíbas e Pacífico.

Lusa | 19:09 - 21/12/2025

Leia Também: Venezuela recebeu do oferta de apoio do Irão contra "pirataria" dos EUA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2908080/casa-branca-afirma-que-petroleiro-apreendido-pertence-a-frota-fantasma-da-venezuela#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes