Carrreira médica devia ter condições diferentes consoante especialidade

  • 04/02/2026

"Não é a mesma coisa o esforço de um médico de Medicina Interna numa urgência como a do Amadora-Sintra ou o de outras especialidades que trabalham das 09:00 às 17:00", disse o responsável durante uma audição na comissão parlamentar de Saúde, a pedido do PS, sobre as vagas por preencher no internato médico.

 

Para Álvaro Almeida, o facto de a carreira ser igual para todos os médicos, independente da especialidade, faz com que algumas sejam menos procuradas e o sistema tenha mais dificuldade em atrair para as especialidades mais deficitárias no SNS, como a Medicina Interna.

"Com o agravamento de que na Medicina Interna não há capacidade para a produção adicional", disse o responsável, acrescentando: "nunca resolveremos o problema da Medicina Interna enquanto mantivermos o princípio de que todos ganham o mesmo, seja no Amadora-Sintra ou no Santo António, no Porto".

O diretor executivo do SNS instou os deputados a refletirem sobre esta matéria, defendendo que se não forem criadas "diferenciações pela positiva" para alguns casos "dificilmente se resolve o problema" das especialidades mais deficitárias, como a Medicina Interna, onde "as condições de trabalho são mais penosas e a perspetiva de carreira é menos aliciante".

Questionado pelos deputados sobre a estratégia na abertura de vagas para o internato médico, disse que a opção foi abrir mais para alargar o leque de escolha dos candidatos e que é a isso que se deve o aumento de vagas por preencher, sublinhando, por outro lado, que o número de médicos que escolhem a especialidade tem aumentado de ano para ano.

Segundo Álvaro Almeida, o último concurso para o internato médico, em 2025, "foi o melhor dos últimos anos", com o maior número de médicos colocados", exemplificando com números: "Ficaram colocados no internato mais 11 do que em 2024 e mais 26 do que em 2023".

"A estratégia seguida está a funcionar", defendeu, sublinhando que olhar para o internato apenas pelo número de vagas por preencher "é olhar de forma errada".

O diretor executivo do SNS adiantou que também em Medicina Geral e Familiar (MGF) o número de vagas aumentou (mais 65) e as ocupadas cresceram de 453 em 2023 para 457 em 2024 e 461 em 2025. No total das especialidades, houve mais 173 vagas abertas no ano passado do que em 2024 e, segundo os resultados do concurso, ficaram por preencher 20%.

Apontando também como especialidades deficitárias no SNS a Pediatria, Anestesiologia e Ginecologia/Obstetrícia, Álvaro Almeida insistiu que "se há mais vagas por preencher é sinal de que as instituições de saúde aumentaram a sua capacidade formativa (...) e isso permite abrir mais vagas".

"Claro que se o número de médicos candidatos é limitado, há mais vagas por preencher", disse o responsável, que considerou que o facto de Portugal ter mais médicos por habitante do que a media da UE -- "mesmo depois das necessárias correções" -- não significa que haja médicos a mais.

E justificou, dizendo que a média da UE é "insuficiente para as necessidades" e que algumas especialidades têm um "défice profundo" de especialistas, exemplificando com MGF, MI, Pediatria, Anestesiologia e Ginecologia/Obstetrícia.

Questionado também sobre o mapa de necessidades do SNS -- que o presidente do Conselho Nacional do Internato Médico, numa audição parlamentar na semana passada, disse não ser público -, Ávaro Almeida disse que a Direção Executiva do SNS conhece as necessidades, as especialidades mais deficitárias e as regiões mais carenciadas.

Quanto à divulgação pública dessa informação, remeteu para a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que é quem define quantas e quais as vagas a abrir, depois de atribuídas as idoneidades formativas pela Ordem dos Médicos.

[Notícia atualizada às 13h02]

Leia Também: Ordem dos Médicos anuncia mapeamento das dificuldades na área da saúde

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2932596/carrreira-medica-devia-ter-condicoes-diferentes-consoante-especialidade#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes