Carnaval da Nazaré com festejos condicionados devido ao mau tempo

  • 07/02/2026

O município do distrito de Leiria, que este ano delegou a organização do Carnaval na Real Confraria do Carnaval da Nazaré, informou hoje que as duas entidades optaram por realizar os festejos "de forma condicionada, tendo em conta o atual contexto e a necessidade de garantir todas as condições de segurança".

 

Segundo a autarquia, o Carnaval da Criança será realizado nos pavilhões (Nazaré, Valado dos Frades e Estrela do Norte) na sexta-feira, dia 13.

O Sábado Magro, transferido para o dia 14, "realizar-se-á sem apoio logístico do município, sendo igualmente cancelado o desfile noturno", lê-se na informação da autarquia, acrescentando que o desfile de domingo, na marginal, também não se realizará.

Porém, "caso a situação de calamidade venha a ser revogada e estejam reunidas todas as condições de segurança, o desfile de terça-feira poderá realizar-se sem restrições", informou a câmara municipal.

No concelho, os bares e salas de baile poderão funcionar normalmente entre os dias 13 e 18, estabeleceu ainda a autarquia.

Na rede social Facebook, o presidente da autarquia, Serafim António, justificou hoje que "estas decisões têm um único objetivo: garantir a segurança das pessoas num momento em que os serviços municipais continuam totalmente empenhados na reposição da normalidade, após os impactos recentes do mau tempo".

O Carnaval comemora-se este ano na terça-feira dia 17 e as festividades decorrem tradicionalmente entre a sexta-feira anterior e a Quarta-feira de Cinzas.

Na Nazaré, os festejos iniciam-se no primeiro dia do ano, com a apresentação dos reis, e prossegue com a Romaria de São Brás, celebrada a 03 de fevereiro, e que este ano foi cancelada, devido aos impactos da depressão Kristin.

Treze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Câmara de Tomar cancela festejos de Carnaval

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2935050/carnaval-da-nazare-com-festejos-condicionados-devido-ao-mau-tempo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes