Carlos Areia sofre fratura e não tem ambulância para ir para o hospital
- 10/12/2025
Rosa Bela recorreu às redes sociais para fazer um desabafo sobre um episódio que viveu recentemente com o marido Carlos Areia. O ator, de 81 anos, sofreu uma fratura no tornozelo e teve que receber assistência hospitalar. A atriz acabou por ter que levar o companheiro no próprio carro porque não existiam ambulâncias que pudessem fazer esse serviço.
"Não sei onde isto vai parar! Transportei o meu marido no nosso próprio carro, porque não havia ambulâncias disponíveis. Ele estava com o tornozelo partido, em dor extrema, e mesmo assim tivemos de nos desenrascar sozinhos", começou por referir Rosa Bela numa story no Instagram.
"E penso em quem não consegue. As pessoas que sofrem um AVC, um enfarte, idosos, crianças, jovens. Vidas que dependem de minutos. E a verdade dura é esta: ou a ambulância não chega a tempo, ou simplesmente não vem, porque não está disponível", explicou ainda a artista.
Rosa Bela enalteceu também o trabalho que os profissionais de saúde fazem mas aponta as "falhas graves" do sistema.
"E continuo a achar que o nosso sistema de saúde é incrível, feito de profissionais extraordinários que fazem muito com tão pouco. Mas está com falhas graves. Está a desmoronar. E nós estamos a vê-lo acontecer em silêncio, enquanto vidas ficam em risco. Isto é inadmissível. Estamos a falar de pessoas, de famílias, de histórias que podem mudar para sempre por falta de meios básicos. Nós merecemos melhor", referiu, por fim.
A publicação de Rosa Bela destaca a notícia que saiu esta quarta-feira, onde é referido que o INEM vai sofrer uma reformulação profunda onde uma das medidas é o fim das ambulâncias. Deste modo, os profissionais do INEM ficaram focados em receber os pedidos de socorro e em enviar a ajuda.
© Instagram - Rosa Bela
Recorde-se que Rosa Bela já tinha feito uma partilha onde criticava o SNS, embora não se soubesse exatamente o que estaria a acontecer.
"É impossível ficar indiferente ao que está a acontecer no nosso Serviço Nacional de Saúde. Falamos muitas vezes da crise do SNS como quem comenta notícias ao longe. Até ao dia em que nos toca. E quando toca, percebemos o tamanho do abismo. Falta de cadeiras de rodas. Falta de macas. Falta de ambulâncias para socorrer quem precisa", escreveu a atriz no Instagram.
"Urgências sem meios, profissionais exaustos a tentar fazer milagres num sistema que não lhes dá condições para trabalhar. Como pode isto acontecer num país tão pequeno? Como é que se permite que a base da dignidade humana o direito à saúde esteja a desmoronar à nossa frente?", referiu ainda Rosa Bela.















