Carga radioativa retida nas Filipinas transportada para local seguro
- 14/01/2026
O diretor do Instituto Nacional de Investigação Nuclear das Filipinas (PNRI), Carlo Arcilla, recusou especificar a localização exata da carga.
Segundo o responsável filipino, ainda não está definida uma solução a médio prazo, mas é provável que o zinco seja armazenado em instalações militares na baía de Subic.
Estes resíduos "estão apenas ligeiramente contaminados", acrescentou o responsável filipino, referindo que a tripulação do navio testou negativo para radiação.
Vestígios de césio-137, uma substância radioativa, foram detetados em 23 contentores na Indonésia, que os "rejeitou e reenviou" no final de setembro para as Filipinas, o seu ponto de origem, explicou um responsável indonésio em novembro.
De acordo com uma fonte próxima do assunto, os contentores chegaram ao porto de Manila na manhã de domingo e, a longo prazo, a carga será selada numa instalação subterrânea construída especialmente para o efeito.
Nem as Filipinas nem a Indonésia divulgaram os níveis de radiação nos contentores.
De acordo com a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), a exposição prolongada ao césio-137, mesmo em doses baixas, pode levar a um risco acrescido de cancro.
Leia Também: Um morto e 38 desaparecidos em desabamento nas Filipinas













