"Capturaste o meu coração". EUA dedicam cartão a Maduro (e não só)

  • 14/02/2026

A Casa Branca juntou-se às tendências das redes sociais e divulgou vários cartões dedicados ao Dia de São Valentim, que se assinala este sábado. Entre os protagonistas das notas românticas está não só o ex-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, como também a Gronelândia.

 

"Capturaste o meu coração", lê-se num dos bilhetes, que retrata o antigo chefe de Estado venezuelano no momento da sua transferência para Nova Iorque, vendado e algemado.

Maduro e a mulher, Cília Flores, foram capturados na sequência de um ataque das forças norte-americanas contra a Venezuela, a 3 de janeiro. O casal, que enfrenta acusações de tráfico de droga, corrupção e branqueamento de capitais, declarou-se inocente, numa primeira audiência diante da justiça nova-iorquina. A próxima sessão está marcada para o dia 26 de março, pelas 11h00 horas locais.

Desde então que Delcy Rodríguez, vice-presidente executiva de Maduro, assumiu a liderança interina do país, contando com o apoio das Forças Armadas – e dos Estados Unidos.

Um segundo cartão faz menção às várias notas executivas emitidas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, ao longo deste segundo mandato. Em concreto, na nota executiva em causa ficou designado que "és o meu namorado/a".

Há ainda referências à política de imigração da Administração Trump, sendo um terceiro bilhete dedicado ao encontro do senador democrata Chris Van Hollen com Kilmar Ábrego García, o jovem de 29 anos que foi deportado dos Estados Unidos para El Salvador "por engano", em março passado. Contudo, apesar de o salvadorenho não ter registo criminal que o ligue ao crime organizado, o governo norte-americano acredita que é membro do gangue MS-13 – um grupo que foi recentemente denominado como uma organização terrorista global numa ordem executiva.

"O meu amor por ti é tão forte quanto o amor dos democratas pelos imigrantes ilegais. Voaria 2.470 quilómetros para beber algo contigo", lê-se.

Num último cartão consta um mapa da Gronelândia, em forma de coração, e a seguinte inscrição: "Está na hora de definirmos a nossa relação." Isto porque, recorde-se, várias foram as vezes em que Donald Trump deu conta da sua intenção de "adquirir" o território autónomo dinamarquês, alegando que se trata de uma questão de "segurança nacional", uma vez que a ilha está "rodeada de navios russos e chineses".

A ilha ártica, que tem uma população de 57.000 habitantes, possui recursos minerais significativos, a maioria dos quais ainda inexplorados, e encontra-se numa localização estratégica. Aliás, os Estados Unidos já possuem ali uma base militar, e operaram no local cerca de outras 10 durante a Guerra Fria.

Gronelândia?

Gronelândia? "Primeira vez que nos sentimos ameaçados foi por um aliado"

O primeiro-ministro da Gronelândia, Jens-Frederik Nielsen, rejeitou hoje o discurso sobre a ameaça russa e chinesa no Ártico e alertou que a única ameaça sentida pela população do território é a de um aliado, referindo-se aos Estados Unidos (EUA).

 Lusa | 20:34 - 14/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2939773/capturaste-o-meu-coracao-eua-dedicam-cartao-a-maduro-e-nao-so#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes