Capello explica problema do Real Madrid com... Rafael Leão

  • 05/01/2026

Fabio Capello concedeu uma extensa entrevista à edição desta segunda-feira do jornal espanhol Marca, na qual abordou diversos temas, começando, desde logo, pela crise de resultados que assola o 'seu' Real Madrid (clube que orientou, em 1996/97 e em 2006/07), e que vai colocando, inclusive, em causa a continuidade de Xabi Alonso.

 

"Eu digo sempre que há que fazer o vinho com a uva que tens. Se queres fazer champanhe, mas não tens uvas de champanhe, não vais fazer champanhe... Quando uma pessoa chega a um sítio novo, tem de conhecer onde vai trabalhar", começou por afirmar, sublinhando que o antigo internacional espanhol conhece o Santiago Bernabéu "como jogador, o que não é o mesmo que conhecer como treinador".

"Estes jogadores nunca pressionaram, nunca, e não vão fazê-lo. Com [Carlo] Ancelotti, também pouco pressionavam. Uma coisa é regressarem e colocarem-se numa zona na qual ajudem a equipa, mas queres mesmo que pressionem? Não têm essa capacidade, não podem fazê-lo", prosseguiu o agora comentador desportivo, de 79 anos de idade.

"É o mesmo que se passava com [Rafael] Leão, no AC Milan. Estamos a falar de jogadores que, quando têm a bola, causam danos ao adversário, e, quando a equipa não a tem, têm de regressar, mas não para se colocarem a pressionar (...). Agora, parece que tudo consiste em ter de pressionar, mas o importante é colocar bem a equipa em campo", completou.

Nesse sentido, Fabio Capello sublinhou: "Há casos individuais nos quais um jogador, se não pressiona, tudo bem, não pressiona, mas, quando tem a bola, tem de fazer algo de bom, de diferente, e é aí que tens de exigir-lhes. Se não trabalha a 100% sem bola, que o faça a 70%, pelo menos, que trave algo do adversário".

"Vinícius Júnior cometeu uma falta de respeito"

Em contraponto, Fabio Capello aplaudiu a maneira como Xabi Alonso geriu a polémica em torno de Vinícius Júnior: "Esteve perfeito. Perante todo o estádio, todos os adeptos, não é sítio para resolver nada. Há que falar depois, no balneário, e, sobretudo, pedir perdão à equipa e ter respeito ao balneário.

"São 24 companheiros, e todos querem jogar. Porque Vinícius cometeu uma falta de respeito para com o jogador que entrou em campo [Franco Mastantuono], para o seu lugar. O treinador não é o mais importante, mas sim esse companheiro de equipa", refletiu, referindo-se ao tão badalado triunfo sobre o Alavés, por 1-2.

O ex-treinador italiano estabeleceu, de resto, um paralelismo entre este caso e aquele provocado por "Ronaldo, o brasileiro", que acabou por dispensar dos merengues: "Quando o treinei, não tinha lesões, mas também não tinha vontade. Não gostava de reduzir o peso, gostava da vida... E corri com ele do Real Madrid".

"O problema dele não era treinar, era reduzir o peso. No Real Madrid, ele pesava 94 kg, e perguntei-lhe 'Quando conquistaste o Mundial, em 2002, no Japão, quanto é que pesavas?'. '84 kg', disse-me. 'Pois, não podes ter mais dez kg agora, Ronnie', disse-lhe", rematou.

Leia Também: Na ausência de Mbappé, formação do Real Madrid resolve na La Liga

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2913801/capello-explica-problema-do-real-madrid-com-rafael-leao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes