Candidatos que evitam falar sobre pacote laboral "falham aos portugueses"

  • 13/01/2026

"Estas propostas não foram apresentadas no programa eleitoral da AD para, poucos meses depois, estarem a ser apresentadas como facto consumado. Dos outros candidatos, aquilo que eu espero, até porque será algum de nós o próximo Presidente da República a ter de aprovar ou não este pacote, é que digam então o que vão fazer", disse, após ser questionado sobre a manifestação desta tarde, em Lisboa, pela retirada do pacote laboral.

 

O candidato a Presidente da República apoiado pelo Livre falava aos jornalistas, em Beja, depois de uma visita ao espaço onde será construído o futuro Museu de Banda Desenhada.

Para Jorge Pinto, quem agora "tenha medo de dar a sua opinião em relação àquilo que já é conhecido" está também a falhar aos portugueses ao "não ser transparente em relação à sua posição".

"Aquelas mais de 100 propostas, pelo menos a proposta inicial do Governo, é conhecida, é pública e em relação a essa, pelo menos em relação a essa, já todos os candidatos podem ter uma opinião formada", afirmou, sem especificar nomes.

Jorge Pinto reiterou que vetaria o diploma se fosse aprovado como está a ser discutido neste momento, criticando a falta de transparência do Governo na discussão destas alterações à lei e argumentando que não será positivo, nesta matéria, ter em Belém alguém demasiado próximo do executivo.

"Não é saudável para a nossa democracia ter na Presidência da República alguém que é demasiado próximo do Governo. Não é bom, porque é sempre melhor ter alguém vigilante que faça, desde logo, a vigilância constitucional das propostas e também uma vigilância política daquilo que é o trabalho que sai do Governo.

Dirigentes, delegados e ativistas sindicais da CGTP estão hoje a manifestar-se para exigir a retirada do pacote laboral.

Numa ação de campanha dedicada à cultura, Jorge Pinto foi questionado sobre se dará continuidade à Festa do Livro em Belém, iniciada por Marcelo Rebelo de Sousa, caso seja eleito e respondeu afirmativamente, acrescentando que gostaria de levar a iniciativa a todo o país.

O candidato ressalvou ainda o "legado histórico único" da banda desenhada em Portugal defendendo uma maior valorização deste género a nível político.

Leia Também: Jorge Pinto acusa Santana Lopes de ter deixado país numa "bandalheira"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2918786/candidatos-que-evitam-falar-sobre-pacote-laboral-falham-aos-portugueses#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes