Candidatos da Direita parecem competir numa espécie de "Montenegrómetro"

  • 10/01/2026

"Em vez de explicarem porque é que merecem os votos, os candidatos passaram a explicar porque é que merecem o carinho do senhor primeiro-ministro. Nesta campanha, a competição é um Montenegrómetro", considerou.

 

Enquanto discursava durante um almoço-comício na cantina do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, perante cerca de 400 apoiantes, Catarina Martins considerou que, nos últimos dias, a campanha assumiu "um tom estranho".

Na mira da candidata apoiada pelo BE estiveram cinco candidatos, que Catarina Martins fez questão de nomear, justificando: João Cotrim Figueiredo, apoiado pela IL, Luís Marques Mendes, apoiado pelo PSD e pelo CDS-PP, Henrique Gouveia e Melo, André Ventura, apoiado pelo Chega, e António José Seguro, apoiado pelo PS.   

"Cotrim manda uma carta -- "Vossa excelência pode contar comigo" --, Marques Mendes manda o recado -- "Luís, sabes que sou do teu partido" --, Gouveia e Melo faz-se fotografar ao lado de uma estátua do fundador do partido de Montenegro e Ventura garante que esse fundador (Francisco Sá Carneiro), se fosse vivo, estaria a carregar uma bandeira do Chega", ironizou.

Sobre Seguro, Catarina Martins referiu o seu papel no período da 'troika', acusando Seguro de, enquanto secretário-geral do PS, ter cooperado com o Governo PSD/CDS-PP liderado por Pedro Passos Coelho.

"Aquele contra o qual Mário Soares se levantou, ontem foi receber a bênção de Santana Lopes, o ex-primeiro-ministro que Jorge Sampaio demitiu", apontou.

No dia em que recebeu o apoio da socialista Isabel Moreira, que não esteve presente, mas escreveu um texto que foi lido durante o almoço, Catarina Martins citou outros socialistas como exemplo daquilo que quer ser enquanto chefe de Estado.

Em Mário Soares elogiou as Presidências Abertas, e sobre Jorge Sampaio destacou a capacidade de "fazer ouvir o país, aprender, exigir, desbloquear", enquanto Maria de Lurdes Pintassilgo -- uma figura que tem sido, em várias momentos, recordada por Catarina Martins -- "fez uma campanha presidencial para uma democracia forte e participada", em 1986.

"Ser presidente não é pôr uma medalha ao peito, é trabalhar por Portugal", defendeu, sublinhando que "há lá mais questão de regime do que como vive o nosso povo".

E nas questões de regime, acrescentou a candidata a Belém, "a Presidente conta e quando o Governo falha ao país, a Presidente tem de fazer ouvir a exigência da democracia".

Voltando aos candidatos da direita e do centro, Catarina Martins considerou que a ambição comum entre os cinco parece ser "ter uma conversinha com o primeiro-ministro na quinta-feira de manhã", referindo-se aos habituais encontros semanais entre os chefes de Governo e de Estado.

"Votar em alguém para ter uma conversa nas quintas-feiras é desistir de Portugal. Votar em alguém para ter a certeza que não fará nada é desistir de si próprio", alertou, defendo que "o futuro do país não está em conversas de palácio".

O futuro do país está, por outro lado, no "país que saiu à rua" durante a greve geral, nos profissionais de saúde, nos professores e "em gente que fala mais claro do que qualquer candidato das conversas".

"É por isso preciso uma Presidente à altura deste país, que leve essa força a Belém, que faça ouvir esta voz em todas as instituições, que mostre ao país as lutas que os candidatos do costume querem esconder. E é esse o futuro que eu quero representar", concluiu.

Leia Também: Catarina Martins apela ao voto "em quem faz este país"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2917078/candidatos-da-direita-parecem-competir-numa-especie-de-montenegrometro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes