Candidata derrotada nas Honduras acusa Conselho Eleitoral de fraude

  • 25/12/2025

A candidata do Partido Liberdade e Refundação (LIBRE), Rixi Moncada, afirmou que Asfura pediu "a intervenção" do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: "No período de reflexão pagaram mensagens massivas ameaçadoras contra os eleitores que recebem remessas, com a única intenção de distorcer a vontade popular".

 

Nasry Asfura, do conservador Partido Nacional, e candidato com o apoio de Donald Trump, foi declarado vencedor das eleições presidenciais de 30 de novembro.

"O CNE, atendendo a instruções do império, assassinou a nossa incipiente democracia, mas o nosso povo não é ingénuo, a proclamação do presidente eleito é uma fraude e uma imposição estrangeira", afirmou Moncada nas redes sociais, citada pela agência Europa Press.

A candidata instou ainda as autoridades a investigar alegadas irregularidades: "Denuncio o bipartidarismo que com ignomínia deixou vestígios do seu plano criminoso e fraudulento em 26 áudios que devem ser investigados até às últimas consequências".

O candidato do Partido Liberal, Salvador Nasralla -- que ficou em segundo lugar nas eleições, com menos um ponto percentual relativamente a Asfura -- também rejeitou a declaração do CNE, afirmando que "não reflete a verdade completa do voto dos cidadãos".

Nasralla denunciou que o que aconteceu nas Honduras "é igual ao que os líderes de esquerda conseguiram na Venezuela impondo à força Nicolas Maduro", lamentando que "se tolere uma recontagem parcial com o aval do presidente dos Estados Unidos (Donald Trump), que foi mal informado".

O conservador hondurenho e líder do Partido Nacional das Honduras, Nasry "Tito" Asfura, conhecido no país como "Papá ao vosso serviço", foi declarado esta quarta-feira, com 40,26% dos votos escrutinados, vencedor virtual das eleições presidenciais de 30 de novembro.

O escrutínio foi marcado por denúncias de "fraude" desde antes das votações, ameaças contra as duas conselheiras eleitorais junto do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) pelos partidos considerados vencedores, e a alega "ingerência" do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a favor de Asfura.

Asfura derrotou por pequena margem o também conservador Salvador Nasralla, que obteve 39,54% dos votos, quando estavam escrutinados 99,93% dos boletins de voto, segundo o 'site' do CNE. À candidata do Libre foram atribuídos 705.428 votos, ou 19,19% dos boletins escrutinados.

Na quarta-feira, depois de anunciados os resultados e na mensagem de Natal ao país, a presidente das Honduras, Xiomara Castro, declarou esta quarta-feira que não ficará no poder "nem um dia a mais, nem um dia a menos" dos quatro anos de mandato, que termina em 27 de janeiro de 2026.

Leia Também: Candidato presidencial derrotado nas Honduras denuncia "fraude"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2909690/candidata-derrotada-nas-honduras-acusa-conselho-eleitoral-de-fraude#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes