Candidata de direita Laura Fernández vence presidenciais na Costa Rica

  • 02/02/2026

Com 88,4% das urnas apuradas pela comissão eleitoral, a politóloga de 39 anos, candidata pelo Partido Soberano do Povo, atualmente no poder, tinha obtido 48,5% dos votos, acima do mínimo de 40% necessário para vencer à primeira volta.

 

"Cabe-nos a nós construir a terceira república. O mandato que me foi conferido pelo povo soberano é claro: a mudança será profunda e irreversível", declarou Fernández na capital, São José, perante centenas de apoiantes.

Na Costa Rica, as mudanças políticas que surgiram após a guerra civil de 1948, como a abolição do exército e a elaboração de uma nova Constituição, são conhecidas como Segunda República.

Fernández, que assumirá funções a 08 de maio, não especificou as mudanças que pretende implementar na "Terceira República", mas durante a campanha, prometeu reformar o sistema judicial e outras instituições estatais.

Os líderes do partido no poder reconheceram que um dos objetivos é alterar a Constituição, para permitir a reeleição consecutiva, algo que não foi possível ao popular Presidente cessante, Rodrigo Chaves.

Durante a campanha, a oposição disse temer que, se Laura Fernández vencesse, Chaves continue nos bastidores a governar o país de 5,2 milhões de habitantes.

"Garantirei sempre a estabilidade democrática", declarou o atual Presidente no domingo, depois de votar.

O ex-presidente Oscar Arias, vencedor do Prémio Nobel da Paz de 1987, declarou que "a sobrevivência da democracia está em causa".

"A primeira coisa que os ditadores querem é reformar a Constituição para se manterem no poder", afirmou.

"Aqui não há ditadura", respondeu Chaves na mesma sequência de declarações aos jornalistas no domingo.

Laura Fernández disse ser "uma democrata convicta" e "defensora da liberdade, da vida e da família".

No discurso de vitória, agradeceu a Deus, prometeu fortalecer o Estado de Direito e "resgatar a democracia mais autêntica para construir uma Costa Rica mais próspera e justa".

"O povo falou, a democracia decidiu. A Costa Rica votou e optou pela continuidade da mudança. Uma mudança que procura apenas resgatar e aperfeiçoar as nossas instituições democráticas e devolvê-las ao povo soberano para criar maior bem-estar e prosperidade", disse Fernández.

A ex-ministra pediu à oposição, liderada pelo Partido da Libertação Nacional, social-democrata, cujo candidato, Álvaro Ramos, obteve 33,3% dos votos, que seja proactiva e "leal aos interesses da cidadania" e não "obstrutiva e sabotadora".

Ramos reconheceu a derrota e prometeu liderar uma "oposição construtiva".

"Desejo muita sabedoria à senhora Laura Fernández para governar, e iremos apoiá-la quando as suas decisões forem para o bem do país, mas não a apoiaremos quando discordarmos", declarou o economista.

Leia Também: Contagem parcial dá vantagem a candidata presidencial de direita na Costa Rica

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2930775/candidata-de-direita-laura-fernandez-vence-presidenciais-na-costa-rica#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes