Canadá "não vive por causa dos Estados Unidos". Carney responde a Trump

  • 22/01/2026

"O Canadá prospera porque somos canadianos. Somos donos da nossa própria casa, este é o nosso país, este é o nosso futuro", afirmou Carney na cidade de Quebeque, expressando o desejo de fazer do seu país um "farol" num período de "declínio democrático".

 

O chefe do Governo de Otava já tinha defendido, no seu discurso há dois dias durante o Fórum Económico Mundial, em Davos na Suíça, que a velha ordem internacional desapareceu devido à luta entre grandes potências, que utilizam a integração económica para chantagear outros países.

O líder da Casa Branca acusou, também em Davos, o político canadiano de ter sido ingrato com as suas palavras, argumentando que "o Canadá vive graças aos Estados Unidos" e deixou-lhe um recado: "Lembra-te disso, Mark, da próxima vez que fizeres uma declaração".

Carney respondeu hoje, reafirmando o conteúdo do seu discurso na estância suíça e argumentando que o Canadá optou por desenvolver o país de modo sustentável, combater as alterações climáticas e de forma inclusiva, "respeitando a diversidade, aceitando o outro e combatendo o ódio".

O Canadá e os Estados Unidos "construíram uma parceria extraordinária em economia, segurança e um rico intercâmbio cultural", observou Carney, que advertiu para o direito de fazer as suas opções.

"Nós somos os donos da nossa casa. Este é o nosso país. Este é o nosso futuro. É a nossa escolha", continuou, concluindo: "Escolhemos o Canadá".

Anteriormente, Carney lamentou que o mundo atravesse um período de "ascensão do populismo e do nacionalismo étnico" e sustentou que, em alternativa, o Canadá pode mostrar "como a diversidade é uma força" e não uma fraqueza.

"Num momento em que se erguem muros e se tornam mais rígidas fronteiras, podemos demonstrar como um país pode ser, ao mesmo tempo, aberto e seguro, acolhedor e forte, íntegro e poderoso", considerou.

Na noite de segunda-feira, Donald Trump publicou uma série de fotos geradas por Inteligência Artificial na sua rede social Truth Social, mostrando-o na Sala Oval da Casa Branca com líderes europeus em frente de um mapa onde a bandeira norte-americana abrange não só os Estados Unidos como também o Canadá, a Gronelândia e a Venezuela.

As relações bilaterais entre Washington e Otava são tensas desde o regresso de Donald Trump à Casa Branca, há um ano, durante o qual impôs tarifas sobre alguns produtos canadianos, prejudicando a economia do país vizinho e um dos seus principais aliados.

Leia Também: Canadá recusa pagar por lugar em Conselho de Paz para Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2924606/canada-nao-vive-por-causa-dos-estados-unidos-carney-responde-a-trump#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes