Canadá: "Espero que EUA respeitem soberania. Sempre fui claro com Trump"
- 29/01/2026
"Espero que o governo dos Estados Unidos respeite a soberania canadiana em todas as alturas e sem exceção. Sempre fui claro sobre isso nas minhas conversas com o Presidente [norte-americano, Donald] Trump", declarou Carney numa conferência de imprensa.
O chefe do governo canadiano acrescentou que Trump nunca discutiu consigo a questão da secessão de Alberta ou do Quebeque.
Segundo o Financial Times, foram realizadas em Washington três reuniões secretas com o "Alberta Prosperity Project", que lançou uma petição para a realização de um referendo sobre a independência desta província rica em petróleo no oeste do Canadá.
Desde que regressou ao poder, há um ano, Trump iniciou uma guerra comercial contra o seu aliado canadiano e ameaça regularmente anexá-lo.
O secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, pareceu recentemente endossar a ideia de independência de Alberta, referindo-se a esta no Fórum Económico Mundial em Davos como um "parceiro natural dos Estados Unidos", como se fosse um país separado.
Carney recusou-se hoje a responder se tinha protestado junto de Washington sobre os comentários de Bessent.
O primeiro-ministro da Colúmbia Britânica canadiana (oeste, vizinha de Alberta), reagiu hoje com indignação à notícia sobre as reuniões em Washington, classificando-as como um ato de "traição" por parte dos separatistas de Alberta.
"É completamente inapropriado tentar enfraquecer o Canadá, pedir a uma potência estrangeira que ajude a desmantelar este país e, ainda por cima, a um Presidente que não tem demonstrado particular respeito pela soberania canadiana", declarou.
O Projeto Prosperidade de Alberta foi autorizado a lançar uma petição: precisa de recolher 178.000 assinaturas até 02 de maio para convocar um referendo.
Ao contrário do movimento independentista do Quebeque, que existe há décadas e é altamente organizado, o movimento separatista de Alberta é recente e disperso, e nunca antes foi considerado uma ameaça séria à unidade canadiana.
De acordo com várias sondagens recentes, apenas um terço dos habitantes de Alberta votaria pela independência.
Leia Também: Trump diz que anuncia "na próxima semana" o nome do próximo líder da Fed













