Campanha entra na reta final. As selfies, abraços e últimas arruadas
- 16/01/2026
A campanha entra agora na reta final, com as últimas ações de campanha antes do dia de reflexão. Nas últimas horas, houve espaço para visitas a mercados, viagens de comboio e, claro, as últimas arruadas.
Se o candidato Gouveia e Melo termina o dia no Pátio da Galé, depois de ter feito uma viagem de comboio entre o Cais do Sodré e Cascais, antes, esteve no Mercado de Benfica... onde, pelos vistos, demarcou-se do atual Presidente da República, mostrando não ter jeito para selfies.
O almirante, que nos últimos dias tem pedido aos seus apoiantes que tirem consigo uma fotografia mais formal e não uma selfie, hoje lá cedeu a uma senhora que, no mercado, o abordou já de telemóvel preparado. Mas, quando já estava preparado para a pose, a senhora, de baixa estatura, queixou-se da dificuldade que estava a ter para enquadrar a selfie.
"Ai, é tão difícil. O senhor almirante é tão alto", disse.
"Contra isso não posso fazer nada, minha senhora", respondeu a rir-se Gouveia e Melo.
Quem provou, ao longo da campanha, inclusive neste último dia, ter jeito para as selfies foi Luís Marques Mendes. O candidato apoiado pelo PSD-CDS/PP esteve hoje em em Sintra, em contacto com a população no mercado municipal, almoçando depois com mulheres na Cervejaria Trindade, em Lisboa. Nas várias ocasiões, foi apanhado pelos seus fotógrafos a tirar selfies com apoiantes.
Mais à frente, no Mercado Municipal da Estefânia, cumprimentou vários comerciantes e compradores, acompanhado por uma charanga que ia tocando músicas populares como "Aperta com ela", ou "A garagem da vizinha".
Quem também esteve num mercado hoje foi Catarina Martins, onde recebeu o apoio de muitas mulheres.
"Gostava de uma mulher a 'presidenta'. Os homens não fazem nada, não sabem fazer nada", disse-lhe uma popular, que aproveitou a manhã para fazer compras no Mercado Municipal de Guimarães.
João Cotrim de Figueiredo, que nos últimos dias visitou lares, centros de dias e fábricas, voltou hoje à rua e no Mercado de Guimarães ouviu de Ana Maria Magalhães, vendedora de doces, se lhe chegava apenas uma saca de cavacas.
"Chega uma saca de cavacas, filhinho?", perguntou a vendedora que, mal viu a comitiva do também eurodeputado, disse bem alto: "Nós vamos vender tudo a esta gente toda. Não vamos?" Perante esta abordagem, Cotrim Figueiredo não teve escapatória e comprou mesmo uma saca de cavacas.
André Ventura desceu esta tarde o Chiado, na última arruada da campanha. O candidato e presidente do Chega fez-se acompanhar pela mulher e várias figuras do partido, mas rodeou-se também de dezenas de apoiantes com bandeiras de Portugal.
Depois da Baixa da Banheira e de um comício em Loures, o candidato apoiado pelo PCP, António Filipe, desdeu também o Chiado acompanhado do secretário-geral do partido, Paulo Raimundo, numa campanha com muitos cravos vermelhos e palavras de confiança.
António José Seguro também distribuiu abraços, neste último dia de campanha, em que passou pela feira de Vila de Conde e pelo Mercado do Bolhão, no Porto. O candidato apoiado pelo Partido Socialista passou ainda pelas Caldas das Rainhas para uma arruda e termina com uma sessão em Lisboa.
Veja, na galeria acima, as imagens deste último dia de campanha eleitoral.














