Campanha aumenta recolhas e salva 7.890 cagarros nos Açores em 2025

  • 29/12/2025

"De acordo com o balanço efetuado, a edição de 2025 resultou na recolha de 7.890 aves em toda a região, tendo sido possível a libertação de 7.577 juvenis junto ao mar", adianta o executivo açoriano em nota de imprensa.

 

Durante a campanha, prossegue o Governo Regional, foi assegurado o "encaminhamento de aves feridas através de contratos celebrados com sete clínicas veterinárias distribuídas pelas várias ilhas".

A SOS Cagarro nasceu em 1995 a partir de uma iniciativa do cientista Luís Monteiro (1962-1999) com o intuito de preservar aquela ave marinha, dado que 75% da população mundial nidifica nos Açores.

Citado na nota de imprensa, o secretário do Mar e Pescas enalteceu o trabalho da SOS Cagarro, que conta com o apoio de várias instituições, e adiantou que o Governo Regional está a desenvolver campanhas para mitigar os efeitos da poluição luminosa, como o LuMinAves.

"Estamos a desenvolver ações destinadas a avaliar e mitigar os impactos da poluição luminosa através de uma abordagem integrada que concilia a conservação da biodiversidade com a eficiência energética e o ordenamento do território", afirmou Mário Rui Pinho.

O número de cagarros resgatados na edição de 2025 foi superior ao de 2024 (6.388), segundo os dados revelados à agência Lusa pelo diretor regional de Políticas Marítimas a 11 de outubro.

"O ano em que foram resgatadas menos aves foi [o de] 2012, com cerca 1.800, mas, por exemplo, em 2022 tivemos cerca de dez mil. Em 2024 tivemos 6.388, ou seja, quase 6.400 aves resgatadas. [...] Podemos, facilmente, falar em mais de 100 mil aves resgatadas desde que existe a campanha", adiantou o diretor regional Rui Martins na ocasião.

Na página do Governo Regional dos Açores na Internet, é referido que o cagarro "pertence a um grupo formado por diversas espécies de aves marinhas (Procellariiformes) que inclui os albatrozes, as pardelas [...] e os painhos".

"O cagarro é a ave marinha mais característica dos Açores e uma das mais antigas que existem no planeta. Os cagarros passam grande parte da sua vida no mar (aves pelágicas), vindo a terra apenas quando chega a altura de reprodução, para fazerem os seus ninhos, acasalarem, incubarem o seu ovo e cuidarem da sua cria", lê-se.

Leia Também: Sobe para 25 número de ocorrências nos Açores após mau tempo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2911004/campanha-aumenta-recolhas-e-salva-7890-cagarros-nos-acores-em-2025#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes