Caminhada Tai Chi: O exercício que trabalha corpo e mente
- 11/01/2026
Uma simples caminhada pode trazer diversos benefícios à sua saúde. Pode apenas sair de casa e andar por vários minutos. Por outro lado, existem formas de conseguir melhores resultados. Há versões de caminhada que podem ser facilmente adaptadas por qualquer pessoa. Conhece a Caminhada Tai Chi?
O website Body & Soul revelou mais sobre este tipo de exercício e como pode trabalhar o corpo e a mente. É um tipo de caminhada que combina equilíbrio e respiração da mesma forma que irá fortalecer os músculos.
“O Tai Chi combina movimentos lentos e fluidos com respiração profunda e práticas de atenção plena para melhorar o fluxo de energia, ao mesmo tempo que aumenta a força, a flexibilidade e o equilíbrio.”
“Incorpore técnicas de Tai Chi que aumentam o fortalecimento do core enquanto transfere intencionalmente o peso de uma perna para a outra. Em pouco tempo estará a caminhar da melhor forma”, continuam no website Body & Soul.
Leia Também: Treino de 10 minutos pode reduzir risco de cancro colorretal, diz estudo
Durante uma caminhada, deve juntar alguns exercícios de Tai Chi. Pare, coloque o peso numa das pernas e levante o outro pé. Respire fundo e repita com a outra perna. Desta forma irá conseguir manter o foco e o corpo relaxado durante este treino.
Entre outro dos benefícios desta caminhada Tai Chi está a redução do stress. “Uma caminhada para cuidar da saúde mental é uma coisa, mas combiná-la com Tai Chi pode elevar a sua caminhada de um simples movimento para uma experiência meditativa.”
Por outro lado, irá conseguir fortalecer os músculos. “Caminhar já é um ótimo exercício para as pernas e a zona abdominal, mas combinar isso com o desafio de equilíbrio dessa arte marcial, os seus músculos vão trabalhar ainda mais para manter o seu equilíbrio.”
Também a saúde do coração sairá fortalecida. “O Tai Chi tem sido associado à melhoria da pressão arterial, dos níveis de açúcar no sangue e do colesterol. Ao combinar os dois, o seu coração certamente irá agradecer”, continuam.
Caminhada: Apresentamos-lhe cinco truques para aumentar o rendimento
As caminhadas já provaram ser uma porta de entrada eficaz para aqueles que querem aderir a um estilo de vida mais saudável.
Este exercício, não só queima calorias, como também tem influência no sistema cardiorrespiratório, no desenvolvimento de uma estrutura muscular mais forte e resistente e no fortalecimento dos ossos, muito importante para prevenção de osteoporose. A acrescentar, ajuda a relaxar a mente.
Os truques para aumentar o rendimento de uma caminhada
Adicione velocidade e intensidade: caminhar a passo rápido e intenso aumenta a queima calórica e amplia a capacidade pulmonar. Num compasso ideal, não deverá ser capaz de dizer mais do que algumas palavras enquanto anda.
Faça intervalos de ritmo: alterar a velocidade da caminhada queima mais calorias do que andar a um ritmo constante. Acelere e desacelere para um melhor rendimento. Caminhe com um amigo: andar com amigos em participar em grupos organizados de caminhada pode ajudar a manter a motivação e a consistência do treino.
Se treinar durante 60 minutos (ou mais), coma algo depois: uma caminhada longa pode baixar os níveis de glicogénio, assim, opte por um snack que inclua hidratos de carbono e proteína, como uma banana com manteiga de amendoim ou uma torrada integral com abacate.
Incorpore um treino de força: para garantir que não está a perder massa muscular, inclua um treino de força na rotina. Pare a cada dez minutos da caminhada para fazer algumas flexões, agachamentos, ou outros exercícios de força.














