Camboja junta-se ao Conselho de Paz de Trump como membro fundador

  • 27/01/2026

O Conselho de Paz de Gaza é uma iniciativa promovida pela Casa Branca para supervisionar a aplicação do plano de 20 pontos de Trump com o objetivo declarado de pôr fim à guerra entre Israel e o Hamas.

 

Até agora, cerca de 20 nações, algumas delas lideradas por aliados próximos de Trump, manifestaram apoio à iniciativa, mas as grandes potências e a maioria dos países europeus mostraram-se reticentes, considerando que o Conselho enfraquece a Organização das Nações Unidos (ONU).

A incorporação de Phnom Penh ao Conselho "demonstrará a vontade do Camboja de apoiar e contribuir para a promoção da manutenção da paz global", declarou Hun Manet em comunicado.

O líder cambojano também tentou abordar a preocupação pública sobre o impacto financeiro da adesão.

"Visto que alguns concidadãos ainda têm dúvidas sobra a obrigação financeira do Camboja em aderir, gostaria de esclarecer que aderir como membro fundador do Conselho de Paz por três anos não requer um orçamento. O orçamento de mil milhões de dólares norte-americanos [843 milhões de euros] só se aplica no caso de uma adesão permanente a longo prazo", concluiu Hun Manet.

O Conselho é presidido por Donald Trump, que nomeou um comité executivo composto por pessoas de confiança: Jared Kushner, genro do Presidente norte-americano, o conselheiro de segurança Robert Gabriel, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, o enviado especial para Gaza, Steve Witkoff, e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, entre outros.

Além do Camboja, Indonésia e Vietname são os outros países do Sudeste Asiático que aderiram ao Conselho, também composto por Argentina, Israel, Arábia Saudita, Qatar, Hungria, Jordânia, Egito, Paquistão e Emirados Árabes Unidos, entre outras nações.

Por sua vez, a vizinha Tailândia também foi convidada a aderir ao Conselho, mas o primeiro-ministro interino, Anutin Charnvirakul, afirmou que será o Governo eleito após as eleições gerais de 08 de fevereiro que vai tomar a decisão.

Banguecoque e Phnom Penh mantêm uma histórica disputa sobre a soberania de alguns pontos da fronteira entre os dois países, delimitada em 1907 e onde este ano ocorreram duas rondas de conflitos bélicos que deixaram mais de 140 mortos.

Apesar da mediação de Trump em meados de 2025 e do cessar-fogo acordado em dezembro, a tensão entre os vizinhos continua.

Leia Também: Camboja anuncia isenção de vistos para turistas chineses

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2926736/camboja-junta-se-ao-conselho-de-paz-de-trump-como-membro-fundador#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes