Câmara de Pombal reabre quase todas as escolas na segunda-feira
- 08/02/2026
O município explica que estão "reunidas as condições para o regresso às atividades letivas, encontrando-se assegurados os serviços essenciais, nomeadamente o fornecimento de água e eletricidade".
Contudo, avisa que dada a "instabilidade que se tem verificado, não é possível garantir que não ocorram falhas pontuais".
A autarquia agradece "o empenho e a dedicação de todos os agrupamentos de escolas e de todas as equipas que, ao longo dos últimos dias, trabalharam no terreno para que esta reabertura fosse possível".
A escola dos Vicentes e o Colégio João de Barros retomam as aulas na terça-feira.
O concelho tem 7.850 alunos distribuídos por 39 escolas. Daqueles, 477 só têm aulas na terça-feira, de acordo com informação da autarquia enviada à agência Lusa.
Entretanto, a Câmara anunciou o cancelamento do desfile de Carnaval das escolas devido à "calamidade provocada pelas várias tempestades que têm assolado" o concelho.
"Neste momento, as equipas da Câmara Municipal estão totalmente mobilizadas para dar resposta às situações causadas pelas condições meteorológicas, existindo outras prioridades no apoio à população e ao território", justifica.
Reconhecendo "o empenho e dedicação que alunos, professores, auxiliares e famílias colocaram na preparação deste momento, habitualmente vivido com grande entusiasmo por toda a comunidade educativa", o município agradece a compreensão.
Catorze pessoas morreram em Portugal desde o dia 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o encerramento de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
Leia Também: AO MINUTO: 70 mil pessoas sem luz; Há 82 deslocados em Leiria













