Câmara de Ovar avança com novo concurso para esquadra da PSP
- 19/01/2026
Segundo aquela autarquia do distrito de Aveiro, o valor base da adjudicação prevista no novo concurso público passou agora de cerca de 2,1 milhões de euros para 2,38 milhões, mantendo-se o prazo de execução em 540 dias.
Esse encargo financeiro será suportado pelo Governo, mas a coordenação da empreitada está a cargo do município liderado pelo PSD, que assumiu os encargos do projeto arquitetónico e também cedeu para a obra um terreno de 1.360 metros quadrados entre a Rua Gomes Freire e a Travessa Adelino Amaro da Costa.
"Trata-se do resultado de uma cooperação institucional exemplar entre o Município de Ovar e o Ministério da Administração Interna, que demonstra como diferentes entidades públicas podem trabalhar em conjunto em benefício da população", declara Domingos Silva, presidente da Câmara.
Encarando a construção da nova esquadra como "um passo determinante no reforço da segurança no concelho", o autarca diz que a PSP ficará dotada com "melhores condições de trabalho", o que contribuirá para "um serviço mais eficaz, mais próximo e de maior qualidade".
No âmbito da mesma parceria, a Câmara também assinou com a PSP um contrato de comodato que, aplicado à envolvente física da esquadra e a equipamentos de suporte técnico, viabilizará uma melhor utilização do drone que essa força policial usa para vigilância aérea do território.
"Com os equipamentos que o Município de Ovar adquiriu e cedeu em regime de comodato à PSP, o drone dessa força policial passa, por um lado, a ter um raio de ação mais alargado e, por outro, deixa de ficar tão sujeito a interferência de sinal", explica fonte da autarquia.
Para Domingos Silva, trata-se de ajudar à missão da polícia junto da comunidade e, por isso, "dentro das suas competências e capacidades, a Câmara responde de forma positiva a todos os pedidos que contribuam para reforçar a capacidade operacional das forças de segurança".
Esse novo modelo de funcionamento já está a ser testado e, segundo o autarca, "vai ter uso, desde logo, no Carnaval de Ovar", sendo que a utilização do drone também é de prever noutros eventos locais de grandes dimensões, como a meia-maratona da cidade e o festival de música lusófona FESTA.
Leia Também: Sporting 'passeia' em Aveiro e segue em frente para a meia-final da Taça













