Câmara de Matosinhos cedeu drones e geradores à da Marinha Grande
- 30/01/2026
Face aos pedidos de ajuda por parte dos municípios afetados pelo mau tempo, sobretudo do centro do país, Luísa Salgueiro assumiu ter disponibilizado à Câmara da Marinha Grande, no distrito de Leiria, 10 geradores, três drones e três operadores de drones, um camião, uma `pick-up´, um furgão e seis operacionais da Proteção Civil.
Especificamente quanto aos drones, a autarca, eleita pelo PS, explicou que os mesmos servem para fazer imagens aéreas dos estragos causados.
"Agora, pedi um levantamento das necessidades para o fim de semana para perceber o que é preciso porque também não posso deixar Matosinhos sem retaguarda", apontou.
A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados.
A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.
Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.
Leia Também: AO MINUTO: Vem aí semana "muito chuvosa"; Proteção Civil deixa avisos













