Câmara de Lisboa pede PRR exclusivo para habitação

  • 30/01/2026

"Precisávamos de um PRR para a habitação, este termina em junho, precisamos de mais", apelou Carlos Moedas numa conferência de imprensa conjunta com o comissário europeu da Energia e Habitação, de visita a Portugal.

 

O autarca justificou a proposta realçando que a "muitas câmaras, depois de junho, resta ou o apoio nacional ou então o capital próprio, mas não têm capacidade para valores tão grandes".

Por exemplo, Lisboa tem a possibilidade de fazer mais 5.000 unidades no futuro, mas não tem capital para o efeito, notou, justificando-se: "Não quero ser o presidente da câmara que está a pedir demais, mas este é o verdadeiro problema da Europa."

Questionado pelos jornalistas sobre a sugestão, o comissário Dan Jørgensen não respondeu diretamente, mas reconheceu que a situação é complicada.

"A minha tarefa é ver o que podemos fazer", disse, realçando que "as políticas têm de ser implementadas pelas autoridades locais e nacionais".

A União Europeia (UE) ajudará "o mais que puder", garantiu, sublinhando que já está "a apoiar [a resposta à crise habitacional] com um montante substancial".

Dan Jørgensen reconheceu que a habitação é, "sem dúvida, o tópico de maior preocupação para os cidadãos europeus", destacando o facto de, pela primeira vez, haver um comissário com essa pasta.

"É um sinal de quão seriamente olhamos para o assunto", afirmou o comissário, que inaugurou em Portugal o périplo que fará pelos Estados-membros para apresentar o primeiro plano ao nível da UE para promover habitação a preços acessíveis, anunciado em dezembro passado.

"Precisamos de mais casas de renda acessível", resumiu.

O plano -- que se transformará numa proposta legislativa até final do ano -- "é um primeiro passo, agora é preciso trabalhar com as cidades, os países".

É isso que fará nas deslocações aos Estados-membros, que o ajudarão a definir critérios, por exemplo para o alojamento local, sobre o qual a Comissão Europeia quer adotar instrumentos que permitam às autoridades nacionais países e locais limitarem o alojamento local, que pressiona os preços habitacionais.

"Não vamos forçar nenhuma cidade a fazer nada, será sempre opcional", ressalvou o comissário, em resposta aos jornalistas, destacando que "Lisboa já está a tentar fazer alguma" relativamente ao alojamento local.

O plano europeu inclui também uma estratégia para a construção de habitações (com foco nas casas devolutas e renovação e reconversão de edifícios), a simplificação das regras para a construção (como as licenças) e a revisão dos requisitos para os auxílios estatais (tornando mais fácil aos Estados-membros investirem em habitação acessível e social).

O plano abrange ainda o reforço das verbas europeias e o combate à especulação imobiliária e cria uma plataforma pan-europeia de investimento (público e privado) para canalizar 10 mil milhões por ano.

Esta iniciativa da Comissão é "diferente" de outras, porque "não é apenas um diagnóstico, mas um plano de ação", elogiou Carlos Moedas, apontando que "Lisboa tem feito muito para a resolução deste problema", de que são exemplo as 4.300 casas entregues, 2.000 das quais estavam abandonadas, e as 1.000 habitações atualmente em construção.

O comissário europeu -- que vai estar em Portugal até segunda-feira, com visitas no terreno e vários encontros na agenda -- recebeu de Helena Roseta uma Constituição da República Portuguesa e a Lei de Bases da Habitação, da qual é autora, em português e em inglês.

Ao seu lado, a filha, Filipa Roseta, anterior vereadora da Habitação na autarquia de Lisboa, foi elogiada por Carlos Moedas pelo trabalho feito.

A Comissão Europeia estima que os preços da habitação em Portugal estejam sobrevalorizados em 25%, a percentagem mais elevada na União Europeia.

Em declarações à Lusa e outros media europeu, na quinta-feira, Dan Jørgensen reconheceu que Portugal "é um dos países mais duramente afetados" pela crise habitacional na UE.

[Notícia atualizada às 18h22]

Leia Também: Uma urgência de Ginecologia e Obstetrícia fechada no sábado, 3 no domingo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2929681/camara-de-lisboa-pede-prr-exclusivo-para-habitacao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes