Câmara de Gaia rejeita tornar públicas todas as reuniões do executivo

  • 22/01/2026

Os cinco eleitos do PS pretendiam que todas as reuniões ordinárias do município fossem abertas à participação do público e transmitidas em tempo real nas plataformas digitais da autarquia, pondo fim ao modelo em que apenas uma reunião por mês é pública.

 

O desfecho da votação da proposta apresentada na reunião do executivo de terça-feira foi marcado pela ausência do presidente da câmara, Luís Filipe Menezes, e pelo recurso ao voto de qualidade para desempatar o sufrágio.

Em declarações à Lusa, o vereador socialista João Paulo Correia explicou que a ausência do presidente levou a um empate técnico, uma vez que o PS tem cinco vereadores, o Chega um e a maioria PSD/CDS-PP/IL cinco.

"Como o Presidente não foi, estavam cinco de um lado e cinco do outro. Só que, quem o substitui tem sempre o voto de desempate, o chamado voto de qualidade. Foi assim que foi chumbado", esclareceu.

Segundo João Paulo Correia, a justificação da maioria para o chumbo assentou na discordância de que todas as reuniões sejam públicas. Já quanto à transmissão em direto, o executivo usou como exemplo o facto de o Conselho de Ministros não ser transmitido para justificar a sua oposição.

Argumento refutado pelo PS que lembrou que a Assembleia Municipal de Gaia já transmite as suas sessões e que o objetivo era evoluir um modelo que já foi mais aberto.

"As reuniões já eram públicas no mandato anterior. Praticamente a evolução que íamos fazer era que passassem a ser transmitidas em direto. Acho que a vontade ali é que seja o mais reservado possível", defendeu João Paulo Correia.

Questionada, a autarquia referiu apenas que a "posição oficial da câmara já foi tornada pública na última reunião pelo vice-presidente, Firmino Pereira".

A Lusa tentou obter mais esclarecimentos de Firmino Pereira, mas até ao momento sem sucesso.

Perante este bloqueio no executivo, o PS anunciou que irá levar o tema à Assembleia Municipal.

"Vamos levar uma proposta, recomendando à Câmara que passe todas as suas reuniões para reuniões públicas e transmitidas em direto, esperando que o executivo respeite essa deliberação caso seja aprovada", avançou ainda o vereador do PS.

Além da publicidade das sessões, o PS propunha que as reuniões extraordinárias fossem públicas por defeito e pudessem ser convocadas por um terço dos membros do executivo, competência que o atual regimento reserva ao presidente.

Com este chumbo, mantém-se em vigor o documento aprovado em novembro de 2025, que estipula reuniões quinzenais, sendo apenas a última aberta ao público.

Leia Também: Menezes pede que quem não quer "regresso ao passado" vote em Mendes

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2924174/camara-de-gaia-rejeita-tornar-publicas-todas-as-reunioes-do-executivo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes