Câmara de Coimbra vai retirar cerca de 3 mil pessoas por risco de cheia

  • 10/02/2026

"Globalmente, nós estamos a falar de cerca de 2.800 a 3.000 pessoas que são residentes, mas muitas pessoas até já saíram, foram para casa de familiares", disse a autarca, em conferência de imprensa no edifício da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em Coimbra, explicando que a decisão é feita de modo preventivo.

 

Face ao risco de inundações numa parte do concelho, todas as escolas das freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, São Martinho do Bispo, Ribeira de Frades, Taveiro, Ameal e Arzila estarão encerradas na quarta-feira, disse.

Além da retirada das pessoas, foram já iniciadas as evacuações de três lares de São Martinho do Bispo, acrescentou a autarca.

A decisão surge face à sinalização pela APA de risco de rebentamento de diques da obra hidrográfica do Mondego, tendo sido comunicada após uma reunião entre os autarcas de Coimbra, Soure, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz, o presidente da agência, Pimenta Machado e proteção civil regional e local.

"Temos todos os meios, estamos a atuar com muito tempo", vincou.

Segundo Ana Abrunhosa, serão retiradas pessoas de localidades da zona ribeirinha de Torres do Mondego e Ceira (zona de concentração: Casa do Povo de Ceira), da zona de São Martinho do Bispo (Escola Inês de Castro) e Ribeira de Frades, Taveiro, Ameal e Arzila (Escola de Taveiro).

Apesar de haver ordem de retirada que abrange cerca de três mil pessoas, Ana Abrunhosa explicou que em geral "25% das pessoas é que usam estas zonas de concentração e apoio à população".

De acordo com a presidente da Câmara de Coimbra, a GNR e PSP "vão começar [hoje] a bater à porta das pessoas" e pedir-lhes, "com tranquilidade", para se dirigirem para os locais indicados, onde haverá alimentação, viaturas médicas e profissionais para prestar apoio.

O município tem à disposição meios das juntas, botes e carros dos bombeiros, autocarros dos Transportes Urbanos e lugares de estacionamento para as pessoas deslocadas.

"Não faltam meios. Temos o Exército, temos os fuzileiros, temos os nossos bombeiros, temos a GNR, temos a PSP, não faltarão meios nem pessoas para vos apoiarem", vincou.

Ana Abrunhosa realçou que na manhã de quarta-feira prevê-se que chova com "muito mais intensidade", estando o município a preparar-se para o pior cenário apesar de esperar que, em breve, as pessoas possam regressar a casa e "isto não passe de um susto".

Os utentes dos lares que não foram retirados para casas de familiares estão a ser dirigidos para o Pavilhão Mário Mexia, esclareceu.

A autarca recordou ainda que na reunião foi realizado um telefonema com a ministra do Ambiente, que foi ao encontro das posições dos autarcas.

"Disse que, no nosso lugar, não ponderaria duas vezes", afirmou Ana Abrunhosa, que agradeceu à APA e à ministra que tutela a pasta, "que tem estado sempre presente e sempre com a sua ponderação".

[Notícia atualizada às 22h36]

Leia Também: Nove distritos no Norte e Centro sob aviso laranja de chuva na 4.ª-feira

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2937070/camara-de-coimbra-vai-retirar-cerca-de-3-mil-pessoas-por-risco-de-cheia#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes