Câmara da Nazaré avança com auditoria às contas do município
- 27/01/2026
"Dei instruções para o imediato início do procedimento de contratação de uma auditoria por parte da Câmara Municipal, encontrando-se o processo a aguardar que os Serviços Municipalizados e a Nazaré Qualifica procedam de igual forma", anunciou hoje o presidente do município da Nazaré, Serafim António Silva (PSD).
De acordo com a informação, avançada em reunião do executivo, a auditoria terá "como ponto de partida o dia 30 de junho de 2025, por corresponder às contas mais recentes aprovadas pela Câmara Municipal", então liderada pelo PS, que nas últimas eleições autárquicas perdeu a autarquia para o PSD.
A auditoria irá desenvolver-se "retroativamente, podendo abranger um período alargado, que pode ir até 20 anos, consoante os processos que venham a ser objeto de análise", explicou Serafim António Silva.
A intenção de realizar uma auditoria às contas da Câmara, dos Serviços Municipalizados e da empresa municipal Nazaré Qualifica já tinha sido anunciada pelo presidente no início do mandato.
A questão tem gerado polémica pelo facto de a vereadora Lúcia Loureiro, eleita pelo Chega, ter, em 13 de janeiro, apresentado uma proposta para que fosse realizada uma auditoria, quando a mesma já estava, segundo o presidente, a ser preparada.
Alegando que a auditoria que estava a ser preparada pela Câmara teria um horizonte temporal de seis meses, a vereadora do Chega recusou retirar a sua proposta, que acabou chumbada pelo PS e pelo PSD, após o presidente da autarquia ter assegurado que já estava a ser preparado o caderno de encargos para a adjudicação.
A Câmara da Nazaré é liderada pelo PSD, que elegeu o presidente e dois vereadores para o executivo que conta ainda com três vereadores do PS e uma vereadora do Chega.
Leia Também: Forte da Nazaré ultrapassou 3 milhões de visitantes desde a abertura













