Cães dominam melhores fotografias de animais de estimação (mas há mais)
- 14/09/2025
O maior concurso de fotografia profissional de animais de estimação, o International Pet Photography Awards, desvendou, na passada quarta-feira, os retratos vencedores para cada categoria.
Este ano, o certame contou com mais de quatro mil inscrições, provenientes de 45 países. Além disso, as categorias foram ampliadas para incluir mais subgéneros da fotografia, incluindo Ação, Retrato Canino, Criativo, Documentário, Retrato Equino, Retrato Felino, Retrato Aberto e Animais de Estimação e Pessoas.
Apesar de a competição ter sido renhida, Katie Brockman arrecadou o título de Fotógrafa Internacional de Animais de Estimação do Ano de 2025.
“O cão em duas destas imagens é o meu próprio cão, Caldwell, que tem sido o meu melhor modelo desde que comecei a fotografar há alguns anos”, contou a profissional de St. Louis, nos Estados Unidos, citada pelo My Modern Met.
E complementou: “Todos os outros animais são antigos animais de estimação adotados, e um dos meus objetivos […] era mostrar que os animais resgatados podem não só ser membros da família, mas também modelos fantásticos.”
Ainda que os cães tenham dominado, os gatos e os cavalos não se ficaram atrás. Houve, também, inscrições de retratos de porcos, vacas, galinhas, papagaios, lagartos, cobras, sapos, coelhos, furões e peixes dourados. Aliás, Ellen Reus foi a vencedora da categoria inaugural de Retrato Aberto, com uma fotografia de uma cobra.
“Estou muito feliz e orgulhosa. Especialmente porque isto mostra que, mesmo que o seu animal de estimação seja uma cobra, é possível tirar belas fotografias em estúdio. Adoro fotografar cobras, são incrivelmente fotogénicas!”, assinalou.
Recorde-se que o International Pet Photography Awards foi criado em 2019 e é o maior concurso de fotografia profissional de animais de estimação do mundo.
Cada vencedor por categoria recebe um prémio de 250 dólares (cerca de 213.05 euros), um troféu e um ano de subscrição das plataformas de educação fotográfica online Unleashed Education e Professional Photography Business Network.
Já o vencedor geral, prémio arrecadado por Katie Brockman, é galardoado com 500 dólares (cerca de 426.09 euros), um troféu e orientação nas duas plataformas anteriormente referidas.
Veja as imagens vencedoras na galeria acima.
Leia Também: Flamingos migratórios envelhecem melhor e vivem mais do que sedentários