Cabo Verde promete combate à exclusão ao abrir ano letivo

  • 15/09/2025

"Este Governo continua a enfrentar os desafios internos e externos e continuaremos a servir Cabo Verde com equilíbrio, senso de convergência, na procura pelos consensos nacionais e a mobilizar os apoios internacionais para que a educação seja um vetor de coesão, combate à exclusão e melhoria das condições de vida", referiu Amadeu Cruz.

 

O governante falava durante uma cerimónia oficial de abertura do ano letivo em São Miguel, ilha de Santiago, em que enalteceu a presença de todos os intervenientes do setor, dando um sinal "para a sociedade" de que "estão juntos pela educação", independentemente de partidos ou opções políticas.

Parte da intervenção de Amadeu Cruz foi feita em tom de balanço, tendo em conta que esta foi a última cerimónia do género da legislatura, pois haverá eleições legislativas na primeira metade de 2026.

O ministro da Educação atribuiu a este Governo a "mais profunda e ampla reforma curricular dos últimos 50 anos", com "resultados visíveis" na cobertura no pré-escolar (86%), ensino básico (mais 94%) e secundário (perto de 70%), empurrando as taxas de abandono escolar para "valores mínimos".

Amadeu Cruz disse ainda que "nenhum outro Governo fez tanto pela valorização salarial e de carreiras" dos professores.

As aulas começam também na ilha de São Vicente, apesar da destruição provocada pelas cheias de 11 de agosto (que provocaram nove mortos) e que ainda colocam vários desafios ao quotidiano da ilha.

O governante pediu "compreensão" face às "dificuldades que ainda possam existir".

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, também assinalou a data com uma mensagem publicada na Internet em que classificou a educação como "a base de tudo" e que deve ser "um compromisso de todos".

Mais de 130 mil alunos do ensino pré-escolar ao secundário iniciam o novo ano letivo no arquipélago, assinalou, por sua vez, o Presidente da República, José Maria Neves, acrescentando que este é um ano letivo "que se apresenta sob o signo da consolidação das reformas no sistema de ensino".

"É importante que o seu ensino seja promovido com responsabilidade, rigor científico e espírito de inclusão", assinalou.

Leia Também: Simões Pereira regressa a Guiné-Bissau como candidato à presidência

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2853858/cabo-verde-promete-combate-a-exclusao-ao-abrir-ano-letivo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes