BYD atinge 15 milhões de carros de novas energias produzidos
- 20/12/2025
A BYD continua a ganhar espaço no mercado e, recentemente, atingiu a fasquia dos 15 milhões de carros de novas energias (NEV) produzidos.
Estes automóveis são todos os eletrificados - entre os vários tipos de híbridos e os 100 por cento elétricos - bem como aqueles alimentados a hidrogénio.
A unidade 15 milhões da BYD foi um N8L da marca Denza. Este exemplar do SUV chinês, destinado à Europa, tornou-se também o número 15 mil do modelo em concreto.
O primeiro carro de novas energias do fabricante chinês foi o F3DM, que remonta a 2008. Foi um híbrido plug-in, um tipo de motorização que continua a existir na atual gama da BYD.
Nos últimos 13 meses, o construtor passou dos 10 milhões de unidades para os 15 milhões - mostrando um ritmo de crescimento significativo. E demorou cerca de dois meses a ir do veículo 14 milhões (produzido em outubro) até ao número 15 milhões.
BYD mostra crescimento rápido
A BYD já fabricou 4,182 milhões de automóveis de janeiro a novembro, o que representa um aumento de 11,3 por cento face ao mesmo período de 2024.
Também cresceram as exportações - que já são mais do que no ano completo de 2024, ao atingirem os 917 mil automóveis destinados a regiões fora da China.
Nos próximos anos, o construtor quer continuar a expandir-se internacionalmente, num esforço que inclui começar a produzir na Europa (Hungria e Turquia, ponderando ainda uma terceira fábrica).














