Bruxelas destina 1,9 mil milhões de euros a ajuda humanitária

  • 22/01/2026

"O sistema humanitário encontra-se sob uma pressão sem precedentes e o financiamento público, por si só, não é suficiente para responder à dimensão da crise", frisou a comissária para a Igualdade, Preparação e Gestão de Crises, Hadja Lahbib.

 

A comissária apresentou este compromisso no Fórum Económico Mundial de Davos, na Suíça, que decorre esta semana, com o objetivo de explorar novos modelos de financiamento privado para complementar as contribuições públicas e, assim, avançar "de forma mais rápida e colaborativa".

Segundo a Comissão Europeia, o fundo será utilizado para financiar assistência básica, como alimentação e abrigo de emergência, cuidados de saúde essenciais, proteção das populações mais vulneráveis e apoio à educação pré-escolar em situações de crise.

Uma grande parte do orçamento estará concentrado em África, sendo 557 milhões de euros destinados a regiões como a África Ocidental e Central, o Sahel, a bacia do lago Chade e o corno de África, onde persistem crises humanitárias prolongadas devido a conflitos armados, insegurança alimentar e deslocações forçadas.

O Médio Oriente vai receber 448 milhões de euros, com fundos reservados para Gaza, na sequência do frágil cessar-fogo com Israel, durante o qual mais de 450 pessoas morreram em ataques israelitas, bem como para o Iraque, Iémen, Síria e Líbano, territórios que continuam altamente dependentes de ajuda humanitária.

O orçamento inclui ainda 145 milhões de euros para a Ucrânia, assinalando quatro anos desde o início da guerra, e mais 8 milhões de euros para projetos humanitários na Moldova.

Na Ásia Meridional e Central, 126 milhões de euros serão atribuídos ao Afeganistão, Paquistão e Irão, enquanto 95 milhões de euros serão atribuídos à América Central, América do Sul e Caraíbas para responder a conflitos armados, episódios de violência generalizada e crises relacionadas com o clima.

O Sudeste Asiático e o Pacífico receberão 73 milhões de euros, com especial enfoque na crise de Myanmar (antiga Birmânia) e nas suas repercussões para os países vizinhos, e o Norte de África receberá 14,6 milhões de euros para enfrentar os desafios políticos, económicos e sociais, de acordo com a distribuição anunciada pela Comissão Europeia.

Para além das alocações regionais, a comissão irá reservar mais de 415 milhões de euros para fazer face a emergências humanitárias que possam surgir ao longo do ano e para garantir a capacidade operacional e logística da ajuda europeia.

Leia Também: Parlamento Europeu recusa ratificar acordo com EUA enquanto houver ameaça

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2923931/bruxelas-destina-1-9-mil-milhoes-de-euros-a-ajuda-humanitaria#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes