Bruxelas dá 'luz verde' ao sétimo pagamento do PRR para Portugal

  • 14/10/2025

"A Comissão Europeia emitiu uma avaliação preliminar positiva sobre o 7.º Pedido de Pagamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) apresentado por Portugal, confirmando o cumprimento integral dos 27 marcos e metas incluídos neste pedido e reconhecendo o progresso consistente e sólido da execução do plano português", revela o Ministério da Economia, em comunicado enviado às redações.

 

Este resultado, explica a tutela, "traduz-se num novo desembolso de 1.064 milhões de euros líquidos e eleva a taxa de execução global do PRR para 47%".

"A avaliação positiva da Comissão Europeia é mais uma demonstração da confiança nas instituições nacionais e da capacidade do país em concretizar o maior programa de investimento público das últimas décadas", pode ler-se na nota divulgada.

Segundo o Governo, o "7.º Pedido de Pagamento traduz avanços significativos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país — da saúde e habitação à inovação empresarial, passando pela transição energética, modernização da administração pública, igualdade de oportunidades e digitalização do ensino".

"Estes investimentos representam melhorias reais na qualidade de vida das pessoas, promovendo emprego qualificado, coesão territorial e competitividade económica", pode ler-se na mesma nota.

Citado no comunicado, o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, revela que "esta avaliação positiva é um sinal claro de que Portugal está a transformar ambição em resultados. Demonstra que o país está a cumprir os compromissos assumidos com responsabilidade e eficiência". 

Para Castro Almeida, "cada marco e meta atingidos traduzem-se em investimento, emprego e novas oportunidades para as pessoas e para as empresas, resultam num contexto melhor”. O ministro reforça ainda que "a confiança da Comissão Europeia é a prova de que estamos a executar bem e com determinação. O Governo continuará focado em acelerar o PRR, reforçando a coesão económica e social de todo o território".

 PRR: Mais 29 milhões pagos aos beneficiários na última semana

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pagou mais 29 milhões de euros aos beneficiários na última semana, com o total a ascender agora a 9.240 milhões de euros, segundo os dados mais recentes.

De acordo com o último relatório de monitorização, com dados até quarta-feira, o total de pagamentos corresponde agora a 42% da dotação e do valor contratado e a 40% do aprovado.

 
 
Com os maiores montantes recebidos surgem as empresas (3.292 milhões de euros), as entidades públicas (1.924 milhões de euros) e as autarquias e áreas metropolitanas (1.304 milhões de euros).

Seguem-se as empresas públicas (937 milhões de euros), as escolas (607 milhões de euros), as instituições do ensino superior (353 milhões de euros), as instituições da economia solidária e social (322 milhões de euros), as famílias (269 milhões de euros) e, por último, as instituições do sistema científico e tecnológico (232 milhões de euros).

Por sua vez, as aprovações de projetos fixaram-se em 22.829 milhões de euros, abaixo dos 22.937 milhões de euros reportados na semana anterior.

Este valor corresponde a 103% da dotação e do valor contratado.

Destacam-se as empresas (6.384 milhões de euros), as entidades públicas (5.268 milhões de euros) e as autarquias e áreas metropolitanas (4.439 milhões de euros).

Com os maiores valores nas aprovações de projetos estão ainda as empresas públicas (3.042 milhões de euros) e as escolas (1.038 milhões de euros).

Depois surgem as instituições do ensino superior (844 milhões de euros), as instituições da economia solidária e social (823 milhões de euros), as instituições do sistema científico e tecnológico (660 milhões de euros) e, por último, as famílias (330 milhões de euros).

Até quarta-feira, o PRR recebeu 403.996 candidaturas, sendo que 341.843 foram analisadas.

Já as candidaturas aprovadas estão em 262.987, mais 7.185.

O PRR, que tem um período de execução até 2026, pretende implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do crescimento económico.

Além de ter o objetivo de reparar os danos provocados pela covid-19, este plano tem o propósito de apoiar investimentos e gerar emprego.

[Notícia atualizada às 11h20]

Leia Também: PRR: Mais 29 milhões pagos aos beneficiários na última semana

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2870500/bruxelas-da-luz-verde-ao-setimo-pagamento-do-prr-para-portugal#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes