Bruxelas avisa que tarifas podem desencadear "perigosa espiral descendente"

  • 17/01/2026

"As tarifas prejudicariam as relações transatlânticas e poderiam desencadear uma perigosa espiral descendente. A Europa continuará unida, coordenada e empenhada na defesa da sua soberania", afirmaram Ursula von der Leyen e António Costa, numa declaração conjunta partilhada nas redes sociais.

 

Von der Leyen e Costa reiteraram a sua defesa da integridade territorial e da soberania como princípios fundamentais do direito internacional e enfatizaram o seu "interesse transatlântico comum na paz e na segurança no Ártico, também através da NATO".

"O exercício [militar] dinamarquês, previamente coordenado e realizado com os aliados, responde à necessidade de reforçar a segurança no Ártico e não representa qualquer ameaça para ninguém", afirmaram.

Os dois líderes das instituições da União Europeia (UE) notaram ainda que "o diálogo continua a ser essencial" e prometeram "continuar a avançar no processo iniciado na semana passada entre o Reino da Dinamarca e os Estados Unidos".

Ambos os líderes europeus estavam em Assunção, capital do Paraguai, para a assinatura do acordo comercial UE-Mercosul, quando Trump anunciou que iria impor, a partir de 01 de fevereiro, uma tarifa de 10% sobre todos os produtos de oito países europeus que enviaram tropas para a Gronelândia, para um exercício militar e numa tentativa de reforçar a segurança e conter as ambições expansionistas do líder republicano norte-americano.

Trump afirmou, nas suas redes sociais, que iria elevar as tarifas para 25% em junho e que se manteriam em vigor até que fosse alcançado um acordo "para a compra total e completa da Gronelândia" por Washington.

As novas potenciais vítimas das tarifas do Presidente norte-americano, uma ferramenta que já utilizou por razões políticas contra outros países como o Brasil e a Índia, seriam tanto de dentro como de fora da UE: Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia.

Numa conferência de imprensa após a assinatura do acordo comercial UE-Mercosul, Costa indicou que a União Europeia está a coordenar uma "resposta conjunta" de todos os 27 Estados-membros às novas tarifas norte-americanas.

Leia Também: Gronelândia? Macron diz que tarifas de Trump são "inaceitáveis"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2921348/bruxelas-avisa-que-tarifas-podem-desencadear-perigosa-espiral-descendente#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes