Bruxelas avisa que escalada militar no Irão teria "graves repercussões"

  • 28/01/2026

Estes avisos foram deixados pelo porta-voz da Comissão Europeia para os Assuntos Externos e Política de Segurança, Anouar El Anouni, na conferência de imprensa diária do executivo comunitário, após ser questionado sobre como é que a União Europeia (UE) está a ver o reforço da presença militar dos Estados Unidos no Médio Oriente e o facto de Donald Trump não descartar uma intervenção militar no Irão.

 

Sem querer comentar "cenários hipotéticos", Anouar El Anouni avisou contudo que "uma escalada militar poderia ter graves repercussões sobre a estabilidade regional" e defendeu que "é preciso dar uma oportunidade à diplomacia".

"Exortamos todas as partes, tanto os atores estatais como não estatais, a respeitarem o direito internacional, mostrarem contenção e absterem-se de qualquer ação suscetível de criar uma nova escalada no Médio Oriente", afirmou.

O porta-voz da Comissão Europeia salientou ainda que "os princípios do direito internacional e da Carta das Nações Unidas devem ser respeitados em todas as circunstâncias".

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Abbas Araqchi, disse hoje que os Estados Unidos têm de parar de fazer ameaças e criticou o Presidente norte-americano, Donald Trump, que admitiu atacar o Irão.

"Se querem que as negociações se concretizem, terão de parar com as ameaças e as exigências excessivas", disse Araqchi na televisão estatal iraniana, dirigindo-se à Administração norte-americana.

Donald Trump admitiu a possibilidade de negociações, mas ameaçou levar a cabo uma intervenção militar contra o Irão devido à repressão dos protestos na República Islâmica.

Nesse sentido, Washington enviou uma força naval para o Golfo Pérsico. Este destacamento foi ordenado por Donald Trump, que alertou o Irão para que cesse a repressão da vaga de protestos que abalou o país no último mês, enquanto sinalizava a existência de contactos com as autoridades iranianas.

No Irão, 41.880 pessoas foram detidas e milhares de manifestantes morreram, segundo os dados mais recentes da organização não-governamental norte-americana Human Rights Activists.

Outras organizações de defesa dos direitos humanos continuam o trabalho de documentação da repressão, dificultado pelo bloqueio da internet imposto por Teerão desde o passado dia 08 de janeiro.

Leia Também: Irão rejeitou negociar com os Estados Unidos sob ameaça de ataque militar

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2927646/bruxelas-avisa-que-escalada-militar-no-irao-teria-graves-repercussoes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes