Brilho europeu e apagão nacional. As duas versões de Alisson no Sporting
- 30/01/2026
O Sporting tem estado numa série de jogos em que salva o triunfo com um golo já perto dos instantes finais do encontro, com vários 'heróis' a surgirem para o conjunto de Rui Borges, que se apurou, esta quarta-feira, diretamente para os oitavos de final da Liga dos Campeões, depois de uma vitória por 3-2 em San Mamés, frente ao Athletic Bilbao.
Apesar de em jogos anteriores ter sido Luis Suárez a 'salvar a pele' do treinador dos leões, e embora tenha estado envolvido na investida final do encontro, ao falhar na cara do guarda-redes Unai Simón, que defendeu para os pés de Alisson Santos, um 'cisne' vestido com a capa para dar os três pontos ao clube de Alvalade e permitindo chegar ao top8 da tabela classificativa da fase de liga.
Aos 90+4 minutos, os poucos sportinguistas que viajaram até ao País Basco para apoiar a turma verde e branca saltaram de euforia quando viram o remate do camisola 27 entrar para o fundo das redes do Athletic Bilbao.
O extremo brasileiro, que chegou da União de Leiria a meio da passada temporada, por um montante a rondar os 2,1 milhões de euros, já atingiu uma marca impressionante, colocando-se na 10.ª posição de jogadores do Sporting com maior número de golos marcados na Liga dos Campeões, na história da prova milionária.
Este foi o seu terceiro tiro certeiro para beijar as redes adversárias na Champions esta época, depois de já ter marcado frente ao Kairat Almaty e diante do Marseille. A curiosidade do brasileiro acaba por surgir pelo facto de todos os golos terem acontecido como suplente utilizado, tendo uma taxa de golos por minutos assinalável, já que essa média ronda um tento a cada 52 minutos, sensivelmente, o que o faz do terceiro melhor marcador da temporada leonina, na prova em questão, apenas atrás de Francisco Trincão e Luis Suárez, com quatro golos cada um.
Top10 liderado por 'matador' sueco e termina com... Alisson
Neste lote de 10 jogadores com mais golos na história da Liga dos Campeões ao serviço do Sporting, Alisson fecha mesmo o top com três golos em oito jogos.
No entanto, há vários jogadores com mais tiros certeiros de leão ao peito, já que Viktor Gyokeres, Liedson e ainda Francisco Trincão contam com seis tentos na prova milionária, em oito, 15 e 22 encontros cada um, respetivamente.
Até chegar ao avançado canarinho, de 23 anos, temos ainda de passar por Nani, com cinco em 11 jogos, assim como Luis Suárez, Bruno César, Paulinho e ainda Pedro Gonçalves a faturarem por quatro vezes, em oito, 11, 13 e 18 jogos disputados na Champions League.
Ricardo Sá Pinto é o jogador que resta no top10, com três golos marcados em apenas cinco jogos realizados com a camisola do clube de Alvalade.
História de Alisson na I Liga é bem diferente do que nos palcos europeus
No entanto, importa referir que a performance de Alisson Santos na I Liga não tem sido, de todo, semelhante à das competições europeias, já que conta apenas com uma assistência realizada em 17 partidas, embora com apenas 18 minutos a mais, apesar de ter mais nove encontros.
Já na Taça da Liga, houve também espaço para o extremo brasileiro fazer um passe para golo, em dois jogos disputados, não capitulando a sua 'veia' goleadora e decisiva nas provas nacionais.















