Brent afunda quase 2% após divulgação dos relatórios da AIE e da OPEP
- 14/10/2025
Cerca das 13:15 em Lisboa, o petróleo do Mar do Norte, de referência na Europa, estava a ser negociado a 62,14 dólares, menos 1,9% do que na segunda-feira (63,32 dólares).
O petróleo WTI, usado como referência nos EUA, também cai mais de 2% e estava a ser negociado a 58,21 dólares.
Hoje de manhã, a AIE divulgou o seu último relatório mensal, no qual prevê uma desaceleração no aumento do consumo, ao mesmo tempo em que constata um aumento "massivo" na produção de petróleo bruto em setembro, principalmente devido ao aumento da oferta proveniente dos países membros da OPEP+.
Segundo o relatório de outubro publicado na segunda-feira pela OPEP, os países que integram a organização, mais a Rússia e outros produtores menores (o que é conhecido como OPEP+), aumentaram em setembro a extração de petróleo bruto em linha com o incremento de produção que haviam pactuado previamente.
Ao contrário da AIE, a OPEP mantém a previsão de crescimento da procura global de petróleo tanto para este ano quanto para 2026.
Adicionalmente, analistas apontavam no final da semana passada, quando o petróleo também registou quedas nos mercados internacionais, que o acordo para um cessar-fogo em Gaza reduziu o risco geopolítico.
Leia Também: FIFA já trabalha na segurança para o Campeonato do Mundo de 2030