Brasil endurece medidas contra condenados por conspiração após tentativa de fuga

  • 27/12/2025

A medida, determinada por Alexandre de Morais, do Supremo Tribunal Federal, para evitar novas tentativas de fuga, foi executada hoje pela Polícia Federal contra 10 réus cujas condenações ainda estão sujeitas a recurso, de acordo com a agência espanhola EFE.

 

Os réus estavam localizados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Bahia, Tocantins e Brasília.

Os condenados, que estavam em liberdade enquanto os seus processos eram julgados e sujeitos apenas a medidas cautelares determinadas pelo Supremo Tribunal Federal, como o uso de pulseiras eletrónicas, vão ficar agora em prisão domiciliária, onde deverão continuar a usar o dispositivo de controlo à distância.

As autoridades também os proibiram de usar redes sociais, contactar outros suspeitos sob investigação e receber visitas. Além disso, exigiram a entrega de passaportes e licenças de porte de arma suspensas.

A ordem surge após a captura do ex-diretor da Polícia Rodoviária brasileira, Silvinei Vasques, no Paraguai, na sexta-feira, quando tentava embarcar num voo com destino a El Salvador.

Condenado a 24 anos e seis meses de prisão, Vasques estava em liberdade no Brasil, uma vez que a sua condenação ainda não era definitiva e poderia recorrer, estando por isso apenas sujeito a medidas cautelares, como o uso de pulseira eletrónica.

No dia de Natal, cortou o dispositivo e fugiu para Assunção num veículo alugado, acompanhado de um cão e de provisões.

Na sexta-feira, foi intercetado no aeroporto de Assunção após entrar ilegalmente no país com identidade de um cidadão paraguaio, que tinha sido expulso do Paraguai e detido pelas autoridades brasileiras em Foz do Iguaçu.

Vasques foi considerado culpado pelo Supremo Tribunal Federal por organizar uma operação para dificultar acesso dos eleitores às urnas durante o segundo turno das eleições de 2022, favorecendo Bolsonaro, que acabou sendo derrotado por Lula da Silva.

O ex-presidente está a cumprir pena de 27 anos e três meses de prisão numa cela especial na sede da Polícia Federal, em Brasília, embora esteja atualmente num hospital particular da capital a recuperar de uma cirurgia a uma hérnia bilateral.

Leia Também: Bolsonaro soma 10 cirurgias desde a facada. Porquê? E como é preparado?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2910229/brasil-endurece-medidas-contra-condenados-por-conspiracao-apos-tentativa-de-fuga#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes