"Brasil é parceiro estratégico" para diversificar economia de Moçambique
- 24/11/2025
"Para diversificação da economia é muito importante ter um parceiro estratégico, e achamos que o Brasil é um parceiro estratégico para desenvolver o nosso país", disse o chefe de Estado, em Maputo, no balanço da visita de trabalho do Presidente brasileiro, Lula da Silva, ao país.
Para Chapo, os setores da agricultura, infraestrutura, recursos minerais, hidrocarbonetos, energia e turismo, são as áreas mais relevantes para a cooperação económica e comercial com o Brasil.
Com relação à outorga do doutoramento 'honoris causa' a Lula da Silva --- em ciências políticas, desenvolvimento e cooperação internacional ---, Chapo disse ser justificável pelo facto de se tratar de "uma referência global" e líder mundial no que diz respeito às ciências políticas, porque faz política com "alma e coração".
"No que toca à cooperação internacional, é reconhecido o Presidente Lula, que é defensor do multilateralismo. Todos os países ao nível do mundo devem lutar pela justiça, pela igualdade, pela soberania, pela independência e, sobretudo, pelo desenvolvimento", disse o Presidente moçambicano.
A agenda de Lula da Silva hoje em Moçambique incluiu um encontro entre as delegações dos dois países, que resultou na assinatura de nove instrumentos jurídicos para cooperação em diversas áreas, para além da participação no fórum de negócios Brasil-Moçambique.
Leia Também: Lula da Silva promete em Maputo estreitar parceria com Moçambique













