Botelho da Costa pede Moreirense "forte em todos os momentos" em Braga
- 08/11/2025
Embora reconheça que a deslocação ao Estádio Municipal de Braga, onde os vimaranenses nunca venceram, é "historicamente difícil", o técnico, de 36 anos, realçou que o plantel encara o jogo de domingo "com ambição", diante de um adversário em que "soluções não faltam".
"O Braga vai-nos colocar muitos desafios quando tiver a bola. É a equipa mais forte do campeonato em posse. Está cada vez mais agressiva no ataque à profundidade. É uma equipa que nos vai obrigar a ser muito melhores do que temos sido. Temos de ser muito bons a defender se queremos ter sucesso no jogo. Temos de ser fortes em todos os momentos", reconheceu, na antevisão ao duelo minhoto, da 11.ª jornada.
O 'timoneiro' realça que a equipa de Moreira de Cónegos tem de saber "acionar os 'timings' de pressão" e de se mostrar compacta na hora de defender, sem baixar demasiado no terreno, embora admita que os bracarenses obriguem todos os adversários a fazer isso, inclusive o FC Porto, no domingo, no jogo em que os 'dragões triunfaram (2-1).
A nível ofensivo, a equipa de Moreira de Cónegos deve aliar a técnica à capacidade de decisão para se libertar de um oponente que privilegia "uma defesa homem a homem no campo inteiro" e encontrar os espaços que possibilitem contra-ataques e eventuais ocasiões de golo.
Embora os 'arsenalistas' tenham tido menos tempo para preparar o jogo de domingo, uma vez que enfrentaram os belgas do Genk na quinta-feira, para a Liga Europa (derrota por 4-3), Vasco Botelho da Costa lembrou que o adversário está habituado a esse ritmo e já identificou os erros na origem dos quatro golos sofridos, até pela capacidade que reconhece ao treinador, Carlos Vicens.
O treinador confirmou ainda que a vaga do castigado Marcelo no eixo da defesa vai ser ocupada por Gilberto Batista, central de 21 anos que tem dado "uma resposta fantástica", e frisou que o rendimento do Schettine, autor de sete golos na I Liga, dois no triunfo da jornada anterior, em Arouca (2-0), é resultado do mérito do avançado e da adaptação do sistema de jogo às características dos jogadores.
"Tenho a missão de retirar o melhor de cada jogador. Estamos a tirar o melhor do Schettine, com todo o mérito dele, porque é ele que trabalha, toma as decisões e as executa. A nossa forma de jogar favorece as características dos jogadores. De qualquer maneira, tem de continuar a 'dar ao chinelo', porque tem dois 'meninos' prontos [Yan Lincon e Luís Hemir] a lutar pelo lugar dele", realçou.
O Moreirense, sexto classificado, com 18 pontos, visita o Sporting de Braga, sétimo, com 13, em partida marcada para domingo, às 20:30, no Estádio Municipal de Braga, com arbitragem de João Pinheiro, da associação de Braga.













