Boston Celtics sobrevivem em Cleveland sem o (histórico) Neemias Queta
- 01/12/2025
Os Boston Celtics deixaram para trás a derrota sofrida na véspera, na deslocação ao Target Center, diante dos Minnesota Timberwolves, por 119-115, e regressaram, na madrugada de domingo para segunda-feira, aos triunfos, ao superarem os Cleveland Cavaliers, em plena Rocket Arena, por 115-117.
Payton Pritchard 'abriu o livro' e assinou aquela que foi a sua melhor exibição de toda a temporada de 2025 da NBA, assinando um total de 42 pontos, três ressaltos e outras tantas assistências. Jaylen Brown também esteve particularmente 'inspirado', e alcançou um triplo-duplo composto por 19 pontos, 12 ressaltos e 11 assistências.
Do outro lado da 'barricada', o jogador mais inconformado foi Evan Mobley, cujo duplo-duplo formado por 27 pontos e 14 ressaltos (ao qual acrescentou, ainda, quatro assistências) acabou por revelar-se insuficiente para evitar aquela que foi a terceira derrota consecutiva por parte dos homens de Kenny Atkinson.
De fora, ficou Neemias Queta, que se ressentiu de uma entorse no tornozelo esquerdo, depois do autêntico 'show' dado no jogo anterior, no qual somara 19 pontos, dez ressaltos ofensivos, oito ressaltos defensivos e dois 'abafos', completando uma linha estatística que já não se via desde... Robert Parish, um dos melhores da história do clube, em 1989.
No entanto, esta não foi a única dor de cabeça com a qual o treinador da formação sediada no estado norte-americano do Massachusetts, Joe Mazzulla, teve de lidar, uma vez que também não pôde contar com Jayson Tatum (operado a uma lesão no tendão de Aquiles) e Derrick White (a contas com uma contusão no gémeo direito).
19 points (T-career high)
— Boston Celtics (@celtics) November 30, 2025
18 rebounds (career high)
10 DREB
8 OREB
2 BLK
Neemi is the first Celtic to reach those numbers in a game since @RobertParish00 in 1989 pic.twitter.com/GIWNv3kfTJ
LA Lakers vencem sem LeBron James
Outro dos destaques desta ronda do principal escalão do basquetebol norte-americano foi o triunfo alcançado pelos Los Angeles Lakers sobre os New Orleans Pelicans, na Crypto.com Arena, na Califórnia, por 133-121, num jogo que ficou marcado pela ausência da 'estrela da companhia', isto é, de LeBron James.
O 'veterano' de 40 anos de idade (que já falhara os 14 primeiros jogos da presente época, devido a dor ciática) sofreu uma lesão no pé esquerdo, mas, em declarações prestadas à estação televisiva ESPN, o próprio treinador, JJ Redick, sublinhou que a situação não é preocupante, tendo-se limitado a agir por "precaução".
"É uma lesão que ele já teve, no passado. É algo com o qual nós já tivemos de lidar, no passado. Tendo em conta que se tratam de jogos consecutivos e que ele, basicamente, acabou de fazer a sua pré-temporada... Isto foi a pré-temporada que ele fez, ao longo dos dez últimos dias, ou algo do género", afirmou.
Sem LeBron James, Luka Doncic assumiu a 'batota', e apresentou um registo de 34 pontos, 12 ressaltos e sete assistências. Bryce McGowens bem tentou 'remar contra a maré', e chegou mesmo a assinar 23 pontos, sete ressaltos e cinco assistências, mas a verdade é que não houve como travar a equipa da 'casa'.
As contas da NBA
Feitas as contas, com este conjunto de resultados, os Boston Celtics passam a somar 11 vitórias ao cabo de 20 jogos, o que lhes permite ascender à oitava posição da Conferência Este da NBA (em zona de play-ins), imediatamente atrás dos Cleveland Cavaliers, que levam mais um triunfo, com mais uma partida disputada.
Os Los Angeles Lakers, por seu lado, são segundos classificados, a Oeste, com 15 triunfos nos 19 jogos já realizados. Quanto à liderança, permanece entregue, de forma destacada, aos Oklahoma City Thunder, que alcançaram já 20 vitórias... e apenas uma derrota, nos 21 encontros nos quais participaram, até ao momento.
Leia Também: Neemias Queta vira problema nos Boston Celtics: "Não temos ninguém assim"













