Boris Vujcic, um "falcão" de leste na vice-presidência do BCE
- 19/01/2026
Visto como um "falcão", defensor de uma política monetária mais rígida e focada no combate à inflação, através da subida das taxas de juro, Vujcic é respeitado entre os banqueiros centrais dos países do alargamento, tendo encontrado aí os apoios que o suportaram na eleição para o cargo de vice-presidente do BCE.
Além disso, a necessidade de procurar equilíbrios regionais nas instituições financeiras da União Europeia, no ano em que a Bulgária entrou no euro, jogava a favor dos candidatos do leste europeu.
Aos 61 anos, Boris Vujcic é doutorado pela faculdade de Economia de Zagreb. Foi chefe do departamento de investigação do Banco Nacional da Croácia, vice-governador do Banco Nacional da Croácia e, em 2012, assumiu o cargo de governador, encontrando-se a exercer o seu terceiro mandato à frente da instituição.
Antes do espanhol Luis de Guindos, que deixará o cargo de vice-presidente do BCE vago em maio, foi vice-presidente do BCE o português Vítor Constâncio e, antes dele, o grego Lucas Papademos.
Leia Também: Fechado! Está escolhido o novo vice-presidente do BCE













