Boris Johnson critica relatório sobre a Covid-19: "Completamente confuso"

  • 22/11/2025

Boris Johnson, antigo primeiro-ministro do Reino Unido, negou ter liderado um governo com uma "cultura tóxica e caótica" durante a Covid-19 e afirmou que o inquérito público à gestão da pandemia é "completamente confuso".

 

O relatório de uma comissão de inquérito, presidida pela ex-juíza Heather Hallett, concluiu que cerca de 23 mil mortes poderiam ter sido evitadas em Inglaterra se o primeiro confinamento no início da pandemia tivesse sido implementado mais cedo. 

No entanto, para Boris Jonhson, o inquérito falhou em responder a duas "grandes questões": de onde veio o vírus SARS-CoV-2 e se os confinamentos foram eficazes.

"Em relação à Covid, há duas grandes questões: de onde veio o vírus e se os confinamentos valeram o preço terrível que pagámos. A investigação de 200 milhões de libras esterlinas da Baronesa Hallett, irremediavelmente incoerente, não conseguiu responder a nenhuma das duas", escreveu o antigo primeiro-ministro britânico num artigo de opinião no Daily Mail.

Boris Johnson defendeu que o inquérito deveria ser arquivado e insistiu que os envolvidos na resposta à pandemia de Covid-19 estavam a "dar o seu melhor", acusando a ex-juíza de "querer mais confinamentos". 

"Ela parece ter criticado duramente o anterior governo conservador por não ter implementado confinamentos suficientemente rigorosos ou rápidos – precisamente quando o resto do mundo já considerava que os confinamentos eram provavelmente exagerados", afirmou.

O antigo primeiro-ministro britânico acusou, ainda, a ex-juíza Heather Hallett de "inconsistência impressionante" e de ser "completamente incoerente" por se basear em "previsões histéricas" sobre as mortes por Covid-19.

"Receio que a investigação pareça completamente confusa", atirou.

Ainda assim, disse estar "grato à Lady Hallett pelo seu trabalho, que foi claramente extenso", e mostrou-se "profundamente arrependido pelos erros cometidos pelo governo" que liderou.

"Tudo o que posso dizer é que todos os envolvidos fizeram o seu melhor, em circunstâncias bastante difíceis, para acertar e salvar vidas", sublinhou.

Inquérito alega que confinamento mais cedo teria evitado 23 mil mortes

Segundo o relatório, divulgado na quarta-feira, apesar da propagação do vírus no resto do mundo, as autoridades britânicas só o levaram a sério quando já era "tarde demais", e a imposição de um confinamento uma semana antes, em março de 2020, teria reduzido o número de mortes em 48% durante a primeira vaga, entre março e julho de 2020. Ou seja, teria evitado cerca de 23 mil mortes.

O relatório de 800 páginas critica o atraso em decretar o confinamento obrigatório em 23 de março de 2020, mas salienta que a decisão foi correta. 

Outras conclusões indicam que havia uma "cultura tóxica e caótica" no governo britânico durante a pandemia, e que o ex-primeiro-ministro Boris Johnson "reforçou uma cultura em que as vozes mais altas prevaleciam e as opiniões de outros colegas, particularmente das mulheres, eram frequentemente ignoradas, em detrimento de uma boa tomada de decisões".

A investigação acrescenta que as alegações de violação das regras por ministros e assessores também causaram "enorme angústia e enfraqueceram a confiança do público nos seus governos".

O inquérito liderado por Hallett vai prolongar-se até 2027, devendo na próxima fase abordar o impacto nas crianças.

Leia Também: Familiares de vítimas da Covid querem anular benefícios dados por Johnson

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2892879/boris-johnson-critica-relatorio-sobre-a-covid-19-completamente-confuso#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes