Bombeiros da Trafaria reforçam resposta de emergência médica
- 09/01/2026
Numa nota publicada na sua página no Facebook, os bombeiros da Trafaria, no concelho de Almada, distrito de Setúbal, explicam que "este reforço representa um aumento da capacidade de resposta pré-hospitalar no território, num período em que o sistema enfrenta maior pressão e em que a rapidez de chegada dos meios é determinante para salvar vidas".
A ambulância adicional opera desde as 08:00 de hoje a partir do Corpo de Bombeiros da Trafaria, em articulação com o Instituto Nacional de Emergência Médica e com a Liga dos Bombeiros Portugueses.
"A AHBV Trafaria reafirma o seu compromisso com a população, assegurando que este reforço será realizado com profissionalismo, responsabilidade e com foco naquilo que realmente importa: responder mais depressa e com maior segurança a situações de emergência médica", adianta a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Trafaria (AHBV).
Também hoje a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) anunciou a criação de uma 'task-force' de quatro ambulâncias dos bombeiros da Ajuda, Cabo Ruivo, Camarate e Cascais para socorro pré-hospitalar este fim de semana.
Segundo uma breve nota divulgada ao final da tarde, estas viaturas de emergência estarão sediadas na sede da LBP, para operar em regime de ambulâncias adicionais, das 08:00 às 20:00.
A Liga adianta que irá ter um comandante em permanência a coordenar as operações no CAASO - Centro de Acompanhamento e Apoio à Situação Operacional, da LBP.
Esta medida surge após, nos últimos dias, três pessoas terem morrido por alegado atraso no socorro, por falta de ambulâncias ou por estas estarem retidas devido à utilização das suas macas nos hospitais.
Duas dessas pessoas eram de concelhos da Península de Setúbal, nomeadamente do Seixal e de Sesimbra.
Leia Também: Associação de bombeiros condena agressão "inaceitável" contra bombeiro













