Bombeiro de Campo Maior morre durante ação de patrulhamento

  • 07/02/2026

Um bombeiro voluntário da corporação de Campo Maior morreu, na tarde deste sábado, por volta das 13h30, enquanto estava de serviço. A morte foi confirmada ao Notícias ao Minuto por fonte do Comando Nacional da Proteção Civil, que adiantou que, na altura, o homem estava a fazer uma ação de patrulhamento, reconhecimento e vigilância, no âmbito das ocorrências do mau tempo, também em Campo Maior, distrito de Portalegre.

 

Para já, a causa da morte ainda não foi determinada com certeza. Contudo, segundo a Rádio Elvas, o bombeiro estaria a tentar atravessar a pé uma zona alagada quando caiu numa zona mais profunda, ficando completamente submerso.

O bombeiro estaria numa missão de auxílio a famílias isoladas à mais de 48 horas devido à subida do nível da água do rio Caia.

O mesmo meio diz que os companheiros, assim como a VMER e a Guarda Nacional Republicana (GNR) intervieram rapidamente, mas que o óbito foi declarado ainda no local.

O Notícias ao Minuto sabe ainda que o bombeiro voluntário era também militar da GNR.

Fonte da GNR contactada pela Lusa limitou-se a acrescentar que a vítima mortal tem 46 anos e é militar da Guarda no Posto Territorial de Campo Maior, não possuindo mais informações de momento.

Bombeiros "em baixo"

Contactado pela Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, Pedro Tomé, lamentou hoje a morte do bombeiro da sua corporação, sublinhando que o pessoal ficou "em baixo", com o ocorrido.

Pedro Tomé explicou que a morte deste bombeiro ocorreu no desenrolar de uma ação de patrulhamento e vigilância devido ao mau tempo, "e algo se passou, [ele] sentiu-se mal, algo deste género, e entrou numa linha de água".

O comandante revelou ainda que, na sequência desta situação, já deu entrada na corporação uma equipa de psicólogos que vai acompanhar os restantes elementos da corporação.

"Momento de dor e consternação"

A ANEPC emitiu uma nota de pesar nas suas redes sociais, indicando que a operação de patrulhamento, reconhecimento e vigilância em que o bombeiro estava envolvido decorria na Estrada Nacional 373, numa zona de confluência com o rio Caia, em Campo Maior.

"Endereçamos as nossas mais sentidas condolências à família, aos amigos, ao corpo de Bombeiros Voluntários de Campo Maior e a todos os bombeiros e agentes de proteção civil empenhados nas operações de proteção e socorro, no âmbito das condições meteorológicas adversas que afetam Portugal continental", lê-se na nota.

"Neste momento de dor e consternação, a ANEPC deixa uma palavra de profunda gratidão a todos os homens e mulheres que, com coragem e sentido de missão, colocam a sua vida em risco para proteger a vida e os bens dos seus concidadãos", acrescentam.

Mau tempo já provocou 14 mortos. O que sabe até agora?

O bombeiro é a primeira vítima conhecida da tempestade Marta - a quinta depressão a assolar Portugal desde o início do ano - e a 14.ª vítima do mau tempo no país

Até agora, os óbitos registados foram civis, com quedas de telhados a representar a maioria das causas da morte.

A primeira vítima foi um homem de 45 anos, que estava dentro da viatura, em Povos, Vila Franca de Xira, quando uma árvore caiu sobre si, causando a sua morte imediata, segundo as autoridades. O incidente ocorreu na madrugada de 28 de janeiro, durante a depressão Kristin.

A essa morte, vieram a somar-se outras quatro ao longo do dia: três delas ocorreram em Leiria, a região mais afetada pela Kristin.

Uma das vítimas foi atingida por uma chapa metálica, em Carvide, e outra ficou presa na estrutura da habitação na mesma localidade. A última vítima registada em Leiria foi encontrada numa obra em Fonte Oleiro em paragem respiratória.

No dia 28, foi ainda contabilizada uma outra vítima mortal: uma cidadã dos Países Baixos de 85 anos. A idosa seguia dentro do carro, em Silves, Faro, quando foi arrastada por um curso de água, que tinha transbordado para a estrada devido à chuva intensa. 

Já durante a tarde deste mesmo dia, a autarquia da Marinha Grande deu conta de ainda uma outra vítima mortal - esta não confirmada pela ANEPC. Tratava-se de um homem de 34 anos.

A 31 de janeiro, dois homens caíram de telhados, que tentavam reparar. Um deles de 73 anos, na Batalha e outro, de 66 anos, em Alcobaça - ambos em Leiria.

No dia seguinte, a 1 de fevereiro, a falta de eletricidade, causada pela queda de inúmeros postes da rede elétrica, fazia a sua nona vítima. Um homem de 74 anos morreu de intoxicação de monóxido de carbono devido a um gerador que usava para ter luz em casa. Aconteceu em Segodim, também em Leiria.

Em Porto de Mós, Leiria, a 2 de Fevereiro, registou-se a décima vítima. Um homem de 63 anos, que também caiu de um telhado que tentava reparar.

A 4  de fevereiro Um homem com cerca de 70 anos morreu quando tentava atravessar um troço de uma estrada que estava submersa, no concelho de Serpa, distrito de Beja. O idoso foi a primeira e única vítima direta da depressão Leonardo.

No dia 5 morreu um homem de 72 anos depois de cair de um telhado que estaria a arranjar em Palhais, na Sertã e, no dia seguinte, a 6  de fevereiro, morreu um outro, de 73 anos, na mesma situação em Ortigosa, concelho de Leiria.

Hoje, 7 de fevereiro, regista-se então a morte deste bombeiro voluntário e militar da GNR, de 46 anos.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

[Notícia atualizada às 17h22]

Leia Também: Mau tempo suspende circulação ferroviária em troços de 6 linhas (às 13h)

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2935069/mau-tempo-bombeiro-morreu-durante-patrulhamento-em-campo-maior#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes