Bombarral pede decisão "célere e definitiva" para novo hospital do Oeste

  • 22/12/2025

Na moção, os deputados municipais pedem uma reunião ao primeiro-ministro para "apresentar diretamente a posição do município e sublinhar a necessidade de uma decisão imediata e responsável quanto ao futuro da saúde em Bombarral e na região Oeste".

 

A assembleia também exige ao Governo "que tome uma decisão firme, célere e definitiva sobre a construção do novo hospital, respeitando o consenso regional alcançado e as conclusões do estudo técnico independente".

Na moção, é recordado que a região Oeste aguarda "há mais de duas décadas" pelo novo hospital "para garantir o acesso equitativo a cuidados de saúde de qualidade a todos os cidadãos da região".

Durante a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 12 de outubro, num jantar-comício nas Caldas da Rainha, o primeiro-ministro e líder do PSD afirmou que o Governo suspendeu "o processo que estava em curso, para aprofundar a avaliação sobre a construção do hospital do Oeste", assegurando que "a decisão será a que resultar do processo de avaliação aprofundado, fundamentado com todas as consequências".

Já depois, numa reunião da comissão parlamentar da Saúde, o secretário de Estado da Saúde disse que todo o processo está em avaliação.

Na Assembleia Municipal de Torres Vedras, o ainda presidente da Assembleia Intermunicipal do Oeste e membro da comissão municipal da Saúde, Rui Prudêncio, alertou este mês que não existe qualquer verba prevista no Orçamento de Estado para 2026 para o novo hospital, quando o documento deste ano tinha inscritos 265,1 milhões de euros.

Na altura, o deputado socialista disse ainda que a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, "se tem escusado" a reunir-se com a Comunidade Intermunicipal do Oeste e "não tem resposta para dar".

À agência Lusa, o gabinete de Ana Paula Martins também tem recusado dar quaisquer esclarecimentos sobre o processo.

Em 2023, o então ministro da Saúde, Manuel Pizarro (PS), anunciou que o novo hospital do Oeste seria construído na Quinta do Falcão, no Bombarral, no distrito de Leiria, tendo em conta a sua centralidade em relação aos concelhos que vai servir e a dimensão do terreno que permitia a expansão da nova unidade, se tal fosse necessário.

A escolha do Bombarral foi ainda sustentada em critérios de acessibilidade, como a proximidade à saída 11 da autoestrada 8 (que atravessa todo o Oeste) e à estação do caminho-de-ferro, seguindo as conclusões do estudo encomendado.

Em outubro de 2024, numa reunião com os 12 autarcas da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Oeste, a ministra da Saúde informou que o concurso para o hospital deveria ser lançado "durante o primeiro semestre de 2025", o que não aconteceu, e, pela primeira vez, o Governo inscreveu o equipamento no Orçamento do Estado para este ano.

O novo hospital deverá substituir as unidades das Caldas da Rainha e de Peniche, no distrito de Leiria, e de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, e servir cerca de 300 mil habitantes destes concelhos e dos de Bombarral, Cadaval e Lourinhã.

Na mesma sessão da Assembleia Municipal do Bombarral, o Orçamento para 2026, no valor de 16,8 milhões de euros para 13 mil habitantes, foi aprovado com 12 votos a favor, 12 abstenções e um voto contra.

Leia Também: OE2026. Aprovadas medidas para reforçar proteção de crianças com cancro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2908459/bombarral-pede-decisao-celere-e-definitiva-para-novo-hospital-do-oeste#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes