Bolsonaro soma 10 cirurgias desde a facada. Porquê? E como é preparado?

  • 26/12/2025

O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro foi submetido a mais uma cirurgia na quinta-feira, desta vez para corrigir hérnias na região da virilha. O antigo chefe de Estado já foi cerca de dez vezes ao bloco operatório desde 2018.

 

Sublinhe-se que o ex-governante de 70 anos encontra-se detido para cumprir a pena de 27 anos a que foi condenado por tentativa de golpe de Estado.

De acordo com a esposa, Michelle Bolsonaro, a operação demorou três horas e meia e foi "bem-sucedida".

Para que Bolsonaro fosse submetido a uma cirurgia, foi preciso reforçar a segurança, tendo havido ainda gestos políticos que eram já esperados, uma vez que o conservador continua a ser falado para as presidenciais do próximo ano, ainda que esteja detido.

Bolsonaro já fez cerca de dez cirurgias depois da facada de que foi vítima em 2018. A primeira cirurgia foi a 6 de setembro, no dia do ataque, onde foi operado na zona do intestino delgado e grosso. Dias depois foi novamente operado, para desobstruir o intestino.

No ano seguinte, Bolsonaro retirou a bolsa de colostomia que precisou usar enquanto recuperava da primeira cirurgia e, quase um ano depois do ataque, tratou uma hérnia que surgiu na cicatriz da facada.

Em 2023, foi submetido a mais duas operações: a primeira era para corrigir outra hérnia e a segunda tratou o desvio do septo.

Já este ano, um desconforto abdominal levaram a outra cirurgia e, em setembro, fez um procedimento médico para remover lesões de pele.

Moraes reforçou segurança (e deixou filhos visitarem Bolsonaro)

Segundo escreve o g1 esta sexta-feira, a saída de Bolsonaro da prisão para a intervenção cirúrgica teve de ser autorizada por Alexandre Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal.

Por forma a que fosse operado, foi preciso haver um esquema reforçado de segurança, que, de acordo com o g1, prevê que o antigo chefe de Estado do Brasil tenha sempre dois agentes à sua porta durante o internamento, que ainda deverá demorar uma semana, altura em que este deverá regressar à prisão. 

Está ainda proibida a entrada de qualquer computador, telemóvel, tablet ou equipamento eletrónico, à exceção de dispositivos da equipa médica. Todos aqueles que entrarem na área onde Bolsonaro está são revistados.

As visitas ao ex-presidente foram inicialmente autorizadas apenas à antiga primeira-dama, mas nas vésperas da cirurgia Moraes decidiu também autorizar as visitas do filhos. Todos os outros que queiram visitar Bolsonaro terão de pedir a autorização do ministro do Supremo.

Michelle fala ao mesmo tempo que Lula (e Flávio leu carta)

Conta o g1 que, ao longo dos últimos dias, familiares e apoiantes de Bolsonaro se manifestaram em solidariedade, mas também falaram acerca da ida às urnas.
 
Michelle Bolsonaro partilhou um vídeo no Instagram na véspera de Natal em que pedia orações por Bolsonaro: "Peço que continuem orando por ele, pelas famílias injustiçadas e pela nossa nação". O vídeo foi, segundo o g1, partilhado na mesma altura em que o atual presidente, Lula da Silva, falava ao país.

Também Flávio Bolsonaro, senador e filho de Bolsonaro que no início do mês anunciou que se iria candidatar à presidência do Brasil, leu uma carta que o pai lhe terá escrito, declarando formalmente este apoio.

"Ao longo da minha vida, tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto, com a minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil. Diante desse cenário de injustiça, e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da república em 2026", leu Flávio.

Note-se que nem todos estarão contentes com esta candidatura, já que, de acordo com o g1, alguns aliados de Bolsonaro como o pastor Silas Malafaia, criticaram o movimento de apoio a Flávio Bolsonaro. "Ele nem primeiro reuniu o partido dele. [Devia] Reunir a liderança do Centro. Não usar uma rede social e querer botar goela abaixo (a pré-candidatura). Não é assim não", disse o pastor na semana passada.

Leia Também: Ex-presidente Jair Bolsonaro já foi operado. Cirurgia foi "bem-sucedida" 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2909840/bolsonaro-operado-desde-a-facada-quantas-vezes-e-porque-e-o-que-exige#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes