Bolo-rei sem frutas cristalizadas: 10 versões criativas e muito saborosas
- 05/01/2026
O Dia de Reis pede mais um bolo-rei à mesa. Pode tê-lo comido no Natal, mas volta a ser presença à mesa esta terça-feira, 6 de janeiro. Se não é grande fã das frutas cristalizadas, vai gostar de conhecer estas versões que lhe apresentamos.
Aqui as frutas cristalizadas não entram, só elementos que é bem capaz de gostar como chocolate, maçã ou doce de ovos. É provável que seja o bolo das festas que mais tempo fica na mesa dos doces. Se optar por uma destas versões, certamente que será o primeiro a desaparecer.
No final de novembro de 2025, a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação (ACIP) promoveu mais uma edição do concurso O Melhor Bolo-Rei de Portugal. Além de versões tradicionais, estiveram em prova versões alternativas ao clássico bolo, aqui designados como inovação.
Leia Também: Congelar bolos: Como fazer e o que deve evitar
Bolos-rei sem frutas cristalizadas
A proposta da Indiana Pastelaria foi a grande vencedora com uma versão feita com massa folhada e framboesa. “Feito em massa folhada, com um irresistível recheio de framboesa e chocolate, este bolo combina tradição com um toque moderno que conquistou o júri — e vai conquistar-te também”, revelou a pastelaria nas suas redes sociais.
Neste concurso foram ainda apresentadas versões com chocolate, doces de ovos e também framboesa. Também no website do Chef Panda estão disponíveis algumas versões do clássico bolo.
É o caso dos bolos-rei de chocolate, doce de ovos ou até o de chocolate. O melhor de tudo é que são entregues em casa em 24 horas.
Onde pode comprar os melhores bolos-reis de Portugal
A Associação do Comércio e da Indústria de Panificação voltou a realizar o concurso para eleger os melhores bolos-reis de Portugal. Segundo o website da associação, estiveram em prova mais de 230 bolos na edição deste ano.
A final contou com provas ao vivo no centro comercial AlmaShopping, em Coimbra. “Este ano, se quiser ter na sua mesa de Natal o Melhor Bolo-Rei de Portugal terá de ir até Lisboa, à Pastelaria Aloma, a grande vencedora na categoria de Bolo-Rei, ao alcançar a Medalha de Ouro nesta categoria”, revelam.
Já no caso do bolo-rainha, é na zona de São João Madeira que está o vencedor, na Confeitaria Rainha 5. Já no caso do tronco de natal, é Confeitaria Rainha 5. A já o melhor bolo-rei escangalhado está em Vila Verde, na padaria e pastelaria Neiva. Destaque ainda para a pastelaria Dionísio, na Figueira da Foz, que venceu na categoria Trança de Natal, e para a Indiana Pastelaria, também em Vila Verde, que venceu na categoria inovação, como já mencionámos.














