Bolo-rei já simboliza Natal em Angola (com toque especial)

  • 20/12/2025

David Miranda, diretor da indústria de padaria e pastelaria do grupo United Investimentos, localizada no município de Viana, arredores de Luanda, refere que já há alguns anos disponibilizam para o mercado uma gama de Natal, composta por bolo-rei, bolo-rainha, bolo-rei escangalhado e bolo-rei de chocolate.

 

Com 226 colaboradores angolanos, a fábrica, onde o cheiro no ar desperta para a época festiva, programa-se para responder à procura que tem vindo a aumentar de ano para ano.

"Aqui em Angola já não há Natal sem bolo-rei, já há alguns anos, desde que estamos presentes no mercado", afirma David Miranda, lembrando que no ano passado chegaram perto dos 20 mil bolos em toda a gama de Natal consumida entre dezembro e janeiro, algo raro de se ver em pastelarias e supermercados ao longo do ano.

Para 2025, estão à espera de aumentar um pouco mais a oferta, chegando a quase 23 mil unidades, agora que estão presentes, comparativamente a 2024, em mais operadores a retalho.

O trabalho decorre 24 horas por dia o ano inteiro e quando chega dezembro "é só uma questão de organização e planeamento", para se produzirem as encomendas, feitas "sempre com quatro dias de antecedência", para dar margem de se programarem da melhor maneira.

A matéria-prima, para confecionarem os bolos é 90% local, com alguma necessidade apenas de importar as frutas cristalizadas e frutos secos, indisponíveis no mercado, mas para o resto o grupo já tem uma empresa que faz essa produção.

O processo é longo, mas dinâmico, passando pela preparação da massa, levedação, decoração, uma área onde impera o toque feminino pela sua sensibilidade, diz David Miranda, seguindo depois para o forno e, por último, para o empacotamento e etiquetagem.

Sem mãos a medir, os colaboradores, maioritariamente homens, circulam entre as várias áreas da fábrica para entregar esta iguaria - cujo nome surgiu em homenagem aos reis magos -, às redes de supermercados, em Luanda e nas províncias.

"No caso das províncias, não somos nós que fornecemos diretamente, mas oferecemos via alguns dos nossos clientes, entregamos nos centros de logística deles e eles fazem chegar às províncias, mas já estamos presentes em todo o mercado", regozija-se David Miranda.

Segundo o responsável, há uma imagem positiva da marca, pelos produtos sempre frescos.

A receita deste bolo, uma presença já habitual na mesa dos angolanos no Natal, "é exatamente a mesma coisa, é igual em todo o lado", diz, seja em Portugal, seja em Angola, destacando que há cerca de dois anos foi introduzida na gama de Natal, a novidade do bolo-rei de chocolate, que teve "uma aceitação muito grande", prevendo para este ano uma maior produção deste tipo de bolo.

"O único toque especial, é que é feito pelos nossos colaboradores, que têm a formação e que se dedicam todos os dias à produção desse produto", disse.

Leia Também: Polícia angolana deteve suspeitos de causarem apagão que afetou 300 mil famílias

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2907639/bolo-rei-ja-simboliza-natal-em-angola-com-toque-especial#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes