Bolieiro satisfeito com aprovação do Orçamento dos Açores para 2026

  • 27/11/2025

"Estou satisfeito. Foram defendidos os interesses dos açorianos e da Região Autónoma dos Açores com estabilidade política e orçamental para um ano tão decisivo como é o ano [de] 2026. Quero expressar aqui a minha satisfação porque foram, sobretudo, salvaguardados os interesses dos açorianos. É por estes que eu me movo", disse hoje José Manuel Bolieiro aos jornalistas, após a aprovação dos documentos, no plenário regional, na Horta.

 

O líder do executivo açoriano demonstrou também apreço para com "aqueles que, com a sua votação, viabilizaram a proposta do Orçamento".

Na sua opinião, ficou demonstrada, "mais uma vez, a humildade democrática de quem, perante aqueles que quiseram apresentar propostas de alteração e que acrescentavam valor e não faziam perder coerência à proposta orçamental, viram também aprovadas propostas".

"Aliás, de todos aqueles [partidos] que apresentaram propostas, nós aprovámos propostas de todos estes, aquelas que considerámos que eram desde logo compatíveis com as possibilidades de execução orçamental e aquelas que acrescentavam valor. E, portanto, sim, estou satisfeito", concluiu.

Orçamento dos Açores para 2026 foi hoje aprovado em votação final global no parlamento regional, com votos a favor do PSD, CDS-PP, PPM, votos contra do BE, IL e PAN e abstenção do PS e Chega.

O documento foi aprovado por maioria, com 22 votos a favor do PSD, dois do CDS-PP e um do PPM, com votos contra do BE (um), IL (um) e PAN (um) e 22 abstenções do PS e cinco do Chega.

Relativamente às abstenções do PS e do Chega, Bolieiro referiu que a qualidade do Plano e do Orçamento "apreciaria que houvesse voto a favor, porque tinha merecimento da proposta".

"Mas também tenho que reconhecer que esta votação viabilizou [os documentos] e é, portanto, um sentido de responsabilidade", disse.

Este ano, o Chega absteve-se quando no ano passado votou a favor, mas Bolieiro referiu que encara a decisão com "naturalidade", justificando que "os partidos políticos procuram encontrar nos combates eleitorais fixação do seu eleitorado".

"O que eu posso na verdade fazer apelo, e que também deixei aqui, é o sentido de responsabilidade, [...] o de dar superioridade ao interesse da região e dos açorianos quanto à estabilidade política, quanto à valorização daqueles recursos que nós temos à nossa disposição, alguns de forma muito excecional, que é o caso, repito, do Plano de Recuperação e Resiliência", referiu.

Salientou, ainda, que "foi uma opção do Chega, ao contrário do que foi o ano passado, fazer conversações para a estabilidade".

Questionado sobre a privatização da SATA e a dívida da empresa, um assunto que gerou discussão durante o debate, o presidente do Governo dos Açores respondeu que os açorianos ficariam gratos se tivesse uma varinha mágica e os libertasse a todos "do peso da herança recebida".

A votação do Orçamento do executivo açoriano para o próximo ano aconteceu hoje no plenário da Assembleia Legislativa, na Horta, ilha do Faial, após três dias de discussão.

Na votação na generalidade, o documento foi também aprovado por maioria, com 22 votos a favor do PSD, dois do CDS-PP e um do PPM, votos contra do BE (um), IL (um) e PAN (um) e 22 abstenções do PS e cinco do Chega.

Os terceiros Planos e Orçamentos da legislatura preveem um investimento público global de 1.191 milhões de euros, incluindo 990,9 milhões de responsabilidade direta do Governo Regional, que apresentou como "grande desiderato" a execução dos fundos comunitários, em particular do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O parlamento dos Açores é composto por 57 deputados, 23 dos quais da bancada do PSD, outros 23 do PS, cinco do Chega, dois do CDS-PP, um do IL, um do PAN, um do BE e um do PPM.

Leia Também: Bolieiro diz que OE deu "passos tímidos" e injustos com os Açores

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2896006/bolieiro-satisfeito-com-aprovacao-do-orcamento-dos-acores-para-2026#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes